Cuidados na hora de pesquisar dietas na internet

Com o início do ano, temas como dietas ou jejuns são pesquisados na internet em todo o mundo, na tentativa de alcançar resultados que, muitas vezes, pela falta de um acompanhamento correto, não são obtidos. A coordenadora de Nutrição da Santa Casa de Curitiba, Cássia Bertocco, explica que a alimentação deve ser individualizada respeitando o perfil de cada um, considerando os aspectos culturais da alimentação, preferências e individualidades fisiológicas.

Ela explica que dietas restritivas, sem acompanhamento profissional, podem gerar sérios problemas à saúde do paciente, como deficiências nutricionais e até mesmo transtornos alimentares. “Todo mundo acha que entende de alimentação. E, infelizmente, a internet possibilita que muitas pessoas passem informações sem nenhum tipo de fundamentação científica”, enfatiza.

Muitas pessoas procuram ajuda de um profissional da área de nutrição somente quando há uma doença instalada e são necessárias restrições alimentares ou para emagrecimento.  No entanto, a coordenadora de Nutrição da Santa Casa lembra que, atualmente, a ciência da nutrição pode contribuir, por meio de diversas técnicas, em aspectos da saúde e mudança de hábitos na vida do paciente. “Por exemplo, na melhoria da qualidade do sono, da concentração, disposição física e mental”, comenta Cássia.

ATENDIMENTO NA SANTA CASA

A Santa Casa conta com uma equipe capacitada de Nutrição Clínica que, de forma indireta, atende muitos pacientes diariamente no hospital. “O serviço de nutrição clínica tem como objetivo avaliar o estado nutricional e propor as devidas condutas durante a internação, sempre respeitando a individualidade dos pacientes”, explica. “Aqui na Santa Casa temos uma visão humanística no acompanhamento nutricional. Visamos alinhar a dieta hospitalar às preferências alimentares, não só focando no estado nutricional, mas no bem-estar do paciente durante a internação”, completa.

Além do atendimento durante o período de internação, o paciente ainda recebe orientações nutricionais após a alta, para que ele consiga manter hábitos saudáveis e benéficos para a manutenção da saúde fora do hospital.