Dia do nutricionista: 4 dicas sobre alimentação saudável

Saiba quais alimentos incluir na dieta do dia a dia que contribuem com sua saúde.

O Dia do Nutricionista é celebrado no 31 de agosto em virtude da criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas, em 1949. Profissionais estes, que têm se destacado cada vez mais pela sua importante colaboração na busca da população por mais qualidade de vida, já que a alimentação é uma das principais responsáveis por uma boa saúde.

Por isso, comemorando a data, a coordenadora da nutrição da Santa Casa Annelise Torbes destaca quatro dicas principais para incluir na alimentação diária e manter uma dieta balanceada e nutritiva.

Dicas:

– Com a chegada de dias mais quentes, a chance de desidratação aumenta, então é muito importante manter o seu corpo hidratado para que ele mantenha as suas funções.

“Perceber a urina mais escura e sentir sede já são sinais de desidratação. Então a dica é: não esperar sentir sede para beber água!”

Para manter o corpo hidratado, ingerir líquidos como: água, água saborizada (infusão de frutas, canela, gengibre), chás sem açúcar e consuma frutas, pois são ricas em água.

– Reduzir o consumo dos alimentos industrializados tais como salgadinhos, enlatados, alimentos congelados, molhos prontos, laticínios pasteurizados, leite em pó e os embutidos como: presunto, mortadela, salame, entre outros.

“Estes alimentos possuem glutamato monossódico (realçador de sabor) na sua composição. Esse componente altera as papilas gustativas presentes na língua, deixando o consumidor excessivo “viciado” no sabor final proporcionado pela substância. Por consequência, perde a percepção dos sabores, adicionando cada vez mais sal e açúcar em suas refeições”, alerta a nutricionista.

– Os alimentos oleaginosos, tais como castanha, noz, amendoim, avelã e amêndoa também são fontes ricas em gorduras boas, importantes para o organismo.

“São ótimas opções de alimentos para incluir na em nosso dia-a-dia, pois propiciam saciedade, devido ao alto teor de gordura. Além disso, quando consumidas com frutas, baixam o índice glicêmico da refeição e nos proporcionam diversos benefícios para a saúde como: aumento da imunidade, saúde cardíaca e ação antioxidante”,

destaca Annelise. Porém a atenção é para a quantidade, o consumo deve ser moderado.

– Outro alimento que contribui muito para uma alimentação saudável e balanceada é o açaí. A fruta que caiu no gosto nacional, é um alimento funcional, considerado completo, como explica a nutricionista.

“É uma fonte rica em carboidratos, possui gorduras boas e antioxidantes, colabora com o aumento da energia e ajuda na prevenção de doenças”.

Entretanto a ressalva é para os acompanhamentos consumidos junto com o açaí. “Os acompanhamentos calóricos, tais como as coberturas de leite ninho, leite condensado entre outras caldas, possuem excesso de açúcar que é muito prejudicial a saúde”. Por isso também é preciso estar atento a qualidade do açaí consumido, pois a maioria apresenta acréscimo de conservantes que também são ricos em açúcar, xarope de guaraná e/ou glucose de milho, gordura e emulsificantes, que ainda diminuem a concentração da matéria-prima do açaí”, completa Annelise.

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Comunicação Santa Casa de Curitiba

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