Santa Casa de Curitiba atendeu mais de 10 mil pacientes entre abril e outubro de 2025 por meio do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. Esse volume de atendimento corresponde a quase 36% dos atendimentos do programa em Curitiba, colocando a instituição entre as líderes nesse programa. A nível nacional, a instituição curitibana foi responsável por quase 8% de todos os atendimentos realizados no Brasil, em 2025.
“Fomos pioneiros em Curitiba na adesão ao programa do Ministério da Saúde e, em maio de 2025, contratualizamos a ampliação dos serviços, o que permitiu organizar o atendimento especializado de forma mais eficiente e resolutiva”, afirmou Ana Paula Seidel Ranussi, Diretora Administrativa Hospital Santa Casa de Curitiba.
O que é o AGORA TEM ESPECIALISTAS?
O Programa Agora tem Especialistas é uma iniciativa do Ministério da Saúde e do Governo Federal que tem como principal objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde – SUS. A ação faz parte das políticas da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde – SAES que busca promover um atendimento mais ágil e eficiente para a população.
Santa Casa de Curitiba no Agora Tem Especialistas: Em 2026, mais 300 atendimento mensais em Cardiologia
“Atualmente, a Santa Casa oferece atendimento nas especialidades de oftalmologia, cardiologia e otorrinolaringologia, áreas de alta demanda da população. Como parte desse compromisso contínuo, em janeiro de 2026 ampliamos em mais 300 atendimentos mensais em cardiologia, reforçando nossa contribuição para a redução das filas e para o cuidado integral ao paciente”.
O resultado alcançado pela Santa Casa de Curitiba é fruto de uma gestão focada nas parcerias com o Governo do Estado do Paraná e a Prefeitura de Curitiba, representada pela Secretaria Municipal de Saúde, com planejamento e ampliação contínua do acesso ao SUS. Reconhecemos o esforço coletivo que esse número representa, cada atendimento contabilizado reflete consultas, exames e diagnósticos que chegam a pacientes que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde.
Esse avanço só é possível graças ao trabalho dedicado das equipes e às parcerias consolidadas com o Governo do Estado do Paraná e o Município de Curitiba.