Santa Casa realiza drive-thru para exame PCR de Covid-19

Foto: Jorge Prado/ Divulgação MedMe

Agora, além do drive-thru disponibilizar testes rápidos para o novo coronavírus, também contará com o exame molecular PCR

A partir da próxima segunda-feira (20), o Hospital Santa Casa de Curitiba também terá à disposição da população o exame particular do RT-PCR para a detecção do vírus causador da Covid-19. Os testes, que servem para diagnóstico da doença e são realizados em quem tem sintomas ou que tiveram contato com o vírus, serão feitos em parceria com a empresa MedMe Farmácias, que também continuará fazendo os testes rápidos de IGM/IGG do novo coronavírus no formato Drive-Thru na Santa Casa.

O exame molecular (PCR) pode ser feito a partir do terceiro dia de sintoma até o décimo e é considerado o diagnóstico “padrão ouro”. A coleta é realizada com um cotonete inserido pelo nariz. Ele detecta se a doença está em sua fase aguda no organismo do paciente. O resultado sai entre 48 e 72 horas.

Enquanto no exame sorológico (IgM/IgG) o material é coletado por meio de uma gotícula de sangue tirada do dedo do paciente. É indicado para pessoas que tiveram sintomas há mais de dez dias. O teste é rápido e leva até uma hora para a pessoa ter acesso ao laudo, após a aplicação na Santa Casa.

Outra novidade na oferta de exames é o teste rápido antígeno, que detecta a presença de antígeno da Covid-19 e é indicado para pacientes que iniciaram os primeiros sintomas, de três a 10 dias, proporcionando um diagnóstico de triagem inicial. O resultado sai em até uma hora.

Segundo o diretor da MedMe Farmácias, Raul Henrique Camilotti, o ideal é que a pessoa procure um médico para ser direcionada qual exame deve fazer. No entanto, ele garante que as equipes no local do drive-thru – onde estão sendo realizados os exames – poderão esclarecer dúvidas sobre os testes.

O objetivo, de acordo com Camilotti, é fazer a testagem de forma organizada e segura para evitar a propagação do vírus. “A testagem com estratégia é importante para a comunidade realizar a prevenção e os cuidados para diminuir o impacto do coronavírus”, assegura o diretor da MedMe. “Juntos, nós vamos passar por este momento”, finaliza.

COMO SERÃO FEITOS

Em ambos os casos, os exames serão realizados no mesmo sistema de drive-thru montado no início do mês de junho. O atendimento é feito dentro do carro, de forma segura, das 8h30 às 18h, na Avenida Visconde de Guarapuava, 3.170, no Centro.

O valor dos testes rápidos sorológicos (IGM/IGG) tiveram uma alteração e agora serão vendidos por R$ 180. Enquanto o teste rápido antígeno sairá para o interessado no custo de R$ 250. O exame molecular PCR custará R$ 300. O pagamento pode ser feito no local, no débito e crédito à vista, ou no pagamento antecipado, pelo site www.medmefarmacias.com.br ou aplicativo da MedMe, em até 3x sem juros.

Conforme o diretor-geral da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC), Eduardo Ottoni, os exames foram disponibilizados à população para que o diagnóstico, seja ele feito pelo teste rápido, pelo antígeno ou pelo PCR, esteja acessível a toda a comunidade, ajudando na prevenção de novos casos.

Uma pesquisa realizada pela MedMe com mais de 100 pessoas participantes do drive-thru, no mês passado, mostrou que a maioria das pessoas se sentiu satisfeita com o tempo de espera no atendimento, representando 41,9% “muito menor do que o esperado”; 30,8% “menor do que eu esperava”; e 25,6% “dentro do esperado”. Isso se dá pela agilidade no atendimento com o sistema drive-thru, que é disponibilizado o acolhimento do interessado a todo momento dentro do próprio carro, com cadastro e, posteriormente, com a realização do teste.

ATENDIMENTO ÀS EMPRESAS

Desde o mês passado, empresas têm entrado em contato com a Santa Casa e também com a MedMe para realizar a testagem em seus colaboradores, quando há alguma indicação de Covid-19. As empresas que tiverem interesse em realizar o exame, podem entrar em contato com a MedMe pelo WhatsApp: (41) 3079-0945 e (41) 99970-9945.