Santa Casa é reconhecida pela Anvisa por práticas seguras na assistência

Hospital aparece pelo segundo ano consecutivo na lista das instituições que tiveram alta adesão às práticas de segurança do paciente.

Mais uma vez, a equipe da Santa Casa de Curitiba tem motivos para comemorar. Pelo segundo ano consecutivo, o hospital figura entre as instituições de saúde do Brasil com alta adesão às boas práticas com foco na assistência segura. O resultado foi divulgado no Relatório da Autoavaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – 2018, publicado recentemente pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A equipe da Santa Casa participou durante o ano passado do processo voluntário de análise de dados, que consiste no preenchimento de um questionário de autoavaliação, além do envio de documentos para análise da ANVISA, como protocolos institucionais, indicadores e check-list de auditorias em prontuários de pacientes. Ao todo, foram 20 critérios analisados no relatório, dos quais a Santa Casa obteve alta adesão em todos.

Em todo o Brasil, 1.094 instituições foram classificadas para avaliação dos dados enviados e apenas 341 foram reconhecidas no nível de alta adesão, o que representa 31,17%. No Paraná, foram 24 hospitais, sendo 15 de Curitiba, entre eles a Santa Casa.

A coordenadora do Núcleo de Qualidade da Santa Casa, Marizete Figueiredo, considera que a participação nesse processo de avaliação contribui para a melhoria contínua. “Participamos pela primeira vez dessa avaliação em 2016 e pudemos perceber várias oportunidades de melhoria. Nos anos seguintes, conseguimos implantar novos processos e protocolos, que nos fizeram alcançar esse alto índice de adesão às práticas de segurança do paciente”, destaca a gestora. Marizete acrescenta ainda que o resultado positivo não se trata apenas de um reconhecimento público, mas principalmente de uma garantia aos pacientes.

Ser reconhecido mais uma vez como um hospital que promove a assistência segura é motivo de orgulho para todos os colaboradores da Santa Casa. Além de demonstrar o comprometimento dos profissionais com o tratamento dos pacientes, reflete o alto nível de qualidade oferecido a quem confia em nossa equipe para cuidar desse bem tão valioso que é a saúde.

Para acessar o relatório completo e conhecer mais sobre o processo de autoavaliação da Anvisa, acesse o link abaixo: