Diante da emergência sanitária provocada pela pandemia de Covid-19, a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba estruturou, em apenas 20 dias, uma Unidade Assistencial Complementar voltada exclusivamente ao atendimento de pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado da doença. A estrutura foi instalada na área anteriormente ocupada pelo Instituto de Medicina do Paraná, com capacidade para 110 leitos, sendo 60 clínicos e 50 de UTI.
Para viabilizar essa operação, a instituição mobilizou cerca de 500 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe multidisciplinar (fisioterapia, psicologia, serviço social) e colaboradores das áreas de apoio e administrativas. Em tempo recorde, foram adquiridos equipamentos, mobiliários, medicamentos e insumos essenciais, permitindo o início dos atendimentos em 10 de julho de 2020.
Entre julho e dezembro do mesmo ano, a unidade realizou 1.348 internações. Com foco na segurança e qualidade assistencial, a Santa Casa também instituiu um Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e desenvolveu um Manual de Orientações e Normas Técnicas, que guiou todas as áreas da instituição no enfrentamento do momento mais crítico da crise sanitária.