Pronto Atendimento

Convênios Atendidos

Inovação a Serviço da Saúde

Estrutura moderna, atendimento humanizado e funcionamento 24h para acolher com excelência

Com foco na inovação e na experiência do paciente, a Santa Casa de Curitiba revitalizou seu Pronto Atendimento, agora denominado Dra. Wanessa Portugal, uma homenagem à advogada que se destacou pela defesa dos mais humildes. A requalificação, realizada no final de 2020, trouxe uma nova fachada, ampliação da capacidade de atendimento, melhoria na acessibilidade e a construção de área coberta para embarque e desembarque de pacientes. Além disso, o Centro de Diagnóstico e Tratamento também foi modernizado, recebendo novos equipamentos e melhorias no fluxo e ambiente de atendimento, agora batizado em homenagem ao Monsenhor Marco Eduardo Jacob da Silva. Com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana, o Pronto Atendimento atende pacientes particulares e de convênios, seguindo protocolos clínicos internacionais para garantir segurança, agilidade e cuidado humanizado.
0

Horas

POR DIA

Atendimento Rápido e Eficiente

O Modelo Fast Track foi implementado para agilizar o atendimento e reduzir o tempo de espera dos pacientes. Após a triagem realizada pela equipe de enfermagem, o paciente é cadastrado e rapidamente direcionado a um box de atendimento. O médico avalia o caso e encaminha diretamente para a medicação, exames ou alta com orientações, garantindo fluidez no fluxo assistencial. Ao final, o paciente é redirecionado à recepção, concluindo o processo com agilidade e eficiência.

Pronto Atendimento Exclusivo para Casos de COVID-19

Durante a pandemia, o Pronto Atendimento foi reorganizado com escala exclusiva de médicos e equipe de enfermagem para casos suspeitos de COVID-19. Uma área reservada foi estruturada, garantindo maior segurança e fluidez no atendimento, com classificação de risco, consultórios, sala de medicação e leito de isolamento. A equipe era composta por três enfermeiros, cinco técnicos de enfermagem e dois médicos especializados no manejo da doença. Como resultado, foram realizados 31.557 atendimentos no PA e na Unidade de Diagnóstico e Tratamento.

Eficiência e Segurança no Atendimento de Urgência

O Pronto Atendimento foi reorganizado para garantir maior agilidade e segurança nos casos de urgência e emergência. Pacientes classificados com maior gravidade, nas cores laranja e vermelha, são direcionados diretamente à sala de emergência, equipada com 11 leitos preparados para cuidados intensivos. Para os demais casos, a triagem assegura o encaminhamento adequado, evitando o uso indevido do PA em situações que demandam consultas agendadas com especialistas. Foram implementadas melhorias estruturais como farmácia satélite, coletor exclusivo para exames laboratoriais e a atuação de mensageiros e colaboradores dedicados às demandas administrativas e prontuários. Essas medidas resultaram em maior fluidez no atendimento e redução no tempo de espera.

Telefone:

(41) 3320-3760

Atendimento

24 horas

Localização:

R. Alferes Poli, 1-201 - Centro, Curitiba - PR, 80230-090, Brasil

Pronto Atendimento Humanizado e 24h

Cuidado integral e prioridade aos casos de maior complexidade

O Pronto Atendimento da Santa Casa de Curitiba funciona ininterruptamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferecendo atendimento exclusivo para pacientes adultos de convênios e particulares. Com foco nas urgências e emergências de maior gravidade, o serviço preza pelo acolhimento humanizado, garantindo que cada paciente receba cuidado rápido, seguro e com atenção integral às suas necessidades clínicas.

Classificação de Risco

A Classificação de Risco é realizado com base em protocolos clínicos utilizados internacionalmente; define a prioridade de atendimento, garantindo agilidade e segurança ao paciente. Conheça os níveis de classificação:
Cor Tempo para atendimento
VERMELHA

EMERGÊNCIA

Atendimento imediato.
LARANJA

MUITO URGENTE

Atendimento em até 10 minutos.
AMARELA

URGENTE

Atendimento em até 50 minutos.
VERDE

POUCO URGENTE

Atendimento em até 120 minutos.
AZUL

NÃO URGENTE

Atendimento em até 240 minutos.
Esta classificação ocorre durante a triagem de atendimento, realizada por enfermeiro. Em casos necessários, o paciente é encaminhado a uma avaliação médica específica ou tem acesso imediato a exames, internação e outros procedimentos.
Localização:

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