Setembro Verde é o mês de incentivo e conscientização para doação de órgãos, visando encorajar a população para que sejam doadores. Esse assunto precisa ser debatido, para que as pessoas entendam que assim podem salvar muitas vidas. O Dia Nacional da Doação de Órgãos é 27 de Setembro, e a cor verde representa saúde e esperança.
As doações só são autorizadas depois de passarem por protocolos e processos de segurança. É necessário o diagnóstico de morte encefálica, e a única forma que possibilita que a doação aconteça é com autorização familiar. Após a morte, pode ser doada uma gama maior de órgãos, como os pulmões, coração, pâncreas, fígados, válvulas cardíacas, ossos, pele e tendões. Em vida, é possível doar alguns, como parte do pulmão, do fígado, um dos rins e medula óssea. Um único doador pode salvar a vida de até dez pessoas que estão na fila de espera.
A campanha também incentiva as pessoas a falarem do assunto com a família, caso decidam se vão ser doadores de órgãos ou não. Campanhas assim são fundamentais, porque podem ajudar no aumento dos números de doadores de órgãos. De acordo com o Ministério da Saúde, de janeiro a junho de 2023, o Brasil registrou mais de 1,9 mil doadores efetivos de órgãos. Número recorde de doações quando comparados aos números do mesmo período nos últimos dez anos e que possibilitou a realização de mais de 4,3 mil transplantes. Milhares de pessoas estão na fila para receber doação, e isso pode ser a única esperança para muitos.
Para mais informações, entre em contato com a Santa Casa de Curitiba, hospital referência em transplante de órgãos no Paraná, através do telefone: (41) 3320-3500.