Você sabia que, dentro do seu intestino, vivem vários micróbios (bactérias, fungos etc.) que têm vários papéis na sua saúde? Eles ajudam na defesa do corpo, na absorção dos nutrientes, no controle do apetite e até no bem-estar mental. Quanto maior a variedade desses micróbios, maiores serão as vantagens. Aqui estão 5 dicas para cuidar bem deles.
vegetais
Esses pequenos seres adoram as fibras que estão nos alimentos de origem vegetal. Por isso, é bom comer muitas frutas, verduras, legumes e grãos. Outra dica é aumentar o consumo de pão, macarrão e arroz integrais.
É melhor incluir vários alimentos diferentes, pois cada tipo de micróbio prefere um tipo de fibra. Outra dica é variar as cores dos seus vegetais, aumentando o número de alguns tipos de bactérias do intestino.
Certos tipos de fibras e carboidratos também ajudam no crescimento das bactérias. Entre os alimentos que contêm esses nutrientes, estão: banana, cebola, cebolinha, alho, repolho, alho-poró, aveia, aspargos, nectarina, mirtilo e toranja.
Fermentados
Existem alimentos fermentados que possuem micróbios que os conservam ou realçam seu sabor. É o caso de alguns iogurtes disponíveis no mercado, do chucrute (repolho em conserva) e de bebidas como o kefir e o kombucha.
Mas cuidado: nem todos os fermentados trazem esse benefício. Por exemplo, vinhos, queijos, pães, vinagres e picles podem não ter mais bactérias vivas.
Cuidado com os processados
Alimentos muito processados diminuem a variedade das bactérias do bem, além de produzir alguns micróbios ruins. Por isso, tome cuidado com sucos em caixa, refrigerantes, salgadinhos, comidas congeladas e outros produtos de indústria.
Faça jejum à noite
Você não precisa parar de fazer lanchinhos entre o jantar e o café da manhã. Porém, o melhor é fazer um intervalo de pelo menos 12 horas entre essas refeições. Esse pequeno jejum ajuda os micróbios do intestino a ter um tempo de descanso.
Mas, de novo, tome cuidado. Adotar essas 12 horas não traz o mesmo resultado para todos. Por exemplo, se você geralmente acorda mais tarde, não é bom trocar uma refeição matinal saudável por um lanche processado.
Exercícios ajudam
Vários estudos sugerem que exercícios físicos, como andar de bicicleta, podem ajudar na composição das bactérias do intestino. Além da ação direta nos micróbios, essas atividades podem incentivar as pessoas a escolher alimentos mais saudáveis, diz um artigo publicado nos EUA.
Cuidados nunca são demais. E nunca é tarde para tomá-los.
Fontes de referência: VivaBem, Pró-Saúde