Mês azul: a importância da prevenção ao câncer de próstata

Novembro é o mês mundial de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A campanha surgiu em 2003, por iniciativa de dois amigos de Melbourne, Austrália, aproveitando que o dia 17 do mesmo mês já marcava o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou em 2011 a campanha Novembro Azul.

Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o ano de 2021 deve fechar com mais de 65 mil casos registrados no Brasil. O mesmo instituto aponta que o câncer de próstata é responsável pela morte de um homem a cada 38 minutos.

Na fase inicial, o câncer não apresenta sintomas. Já no estágio avançado, os sinais são os seguintes:

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A psicóloga Thaiana Brotto, do site psicologo.com.br, conta que é comum entre os homens o preconceito em relação ao exame de próstata. Segundo ela, muitos consideram que o procedimento não ajuda a “preservar a masculinidade”. São feitas piadas e vídeos de humor que estimulam a negligência com a saúde, os quais reforçam conceitos machistas.

Se você é homem e tem 40 anos ou mais, não deixe de realizar seu exame. Lembre-se: o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Você pode entrar em contato com nosso Centro Médico, por meio do fone (41) 3207–3215.

Compartilhe:

Você também pode gostar destes

Skip to content