Para as pessoas que buscam por um atendimento, produto ou serviço, uma instituição com selo de qualidade garante mais confiança e destaque que uma instituição que não tem esse elemento diferencial. A lógica também vale para hospitais com esse selo. A conquista desse selo, está dentro do processo de acreditação que garante à Santa Casa de Curitiba o selo ONA (Organização Nacional de Acreditação), nível 2.
“Hoje somos Acreditados ONA Nível 2, um reconhecimento importante que mostra que nossos processos são organizados, padronizados e orientados para a segurança do paciente. Isso significa mais cuidado, mais responsabilidade e mais confiança em cada etapa da assistência”, garantiu Ligia Borghi Sica de Toledo, coordenadora corporativa de qualidade da Irmandade Santa Casa de Curitiba.
Existem aproximadamente 6.805 hospitais no Brasil e a Santa Casa de Curitiba é uma das 425 instituições certificados com essa certificação de qualidade e segurança. Em 2026, no Paraná eram 13 hospitais com acreditação da organização de acreditação. Já Curitiba são apenas 8, entre eles a Santa Casa.
Esse selo que os hospitais possuem, assegura que a instituição oferece: Segurança, Qualidade, Cuidado centrado no paciente, Eficiência e Eficácia, mais a Melhora Contínua em seus atendimentos e serviços.
MAS QUEM FAZ A VERIFICAÇÃO?
A verificação dos elementos para essa certificação é realizada por entidades independentes, que realizam avaliações nos hospitais que querem merecer tal selo de qualidade. A certificadora da Santa Casa de Curitiba é a Organização Nacional de Acreditação (ONA) que desde 1999 trabalha para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.
“Aqui na Santa Casa, melhoria contínua não é meta, é a nossa cultura! Buscar o Nível 3 da acreditação é investir em pessoas, fortalecer processos, aprender com os desafios e evoluir constantemente para oferecer uma assistência cada vez mais segura, eficiente e centrada no paciente. Mas nosso compromisso não para aqui”, reforçou Lígia.
Além de referência nacional, os padrões ONA são reconhecidos no exterior. A ONA é membro da International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá.
A CERTIFICAÇÃO É PARA SEMPRE?
A acreditação hospital não é para sempre. Cabe então os hospitais certificados sempre estar em manutenção e evolução dos parâmetros da certificadora. A ONA aplica a cada dois anos os processos de verificação dos elementos que garantem a certificação do hospital, que podem garantir a continuidade desse selo ou a revogação dele. A história de certificação na Santa Casa começou em 2017 e em 2024 houve a conquista do selo Nível 2.
“Essa conquista coroa um processo que teve início em 2017, com um plano de desenvolvimento da Santa Casa conduzido pelos saudosos Dom Eurico dos Santos Veloso e Dra. Wanessa Portugal. Desde então, reestabelecemos as relações institucionais, alcançamos o equilíbrio financeiro, ampliamos os serviços e investimos na implantação de processos de qualidade assistencial, com treinamento de nosso capital humano e envolvimento do corpo clínico ― tudo isso preservando nosso patrimônio histórico e levando essa experiência bem-sucedida para hospitais de outros municípios do Paraná”, explicou, na época, Dom Diamantino Prata de Carvalho, provedor da Santa Casa de Curitiba.