Santa Casa de Curitiba adere ao Programa CQH

Em busca de melhoria contínua, a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba associou-se recentemente ao Programa CQH – Compromisso com a Qualidade Hospitalar, da Associação Paulista de Medicina. A iniciativa, de adesão voluntária, estimula a participação e autoavaliação para mudança de atitudes e comportamentos em instituições de Saúde, além de incentivar trabalhos coletivos multidisciplinares.

O programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH) inicia um processo de melhoria nas práticas assistenciais dos hospitais participantes, por meio de indicadores de outras unidades hospitalares espalhadas pelo país, através de cursos, treinamentos e palestras aos participantes.

“O programa incentiva a busca pela melhoria contínua através da avaliação sistematizada dos resultados e permite a comparação com instituições de perfil epidemiológico semelhante. Este programa contribui na assimilação das boas práticas presentes no mercado”, explica a diretora médica corporativa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC), Nivia Pereira de Souza.

Após um ano de participação no programa, a Santa Casa de Curitiba poderá passar por auditorias realizadas pelo programa, a fim de certificar a unidade com o Selo de Conformidade do CQH.

“Ao alinhar a nossa instituição ao programa CQH, torna-se mais palpável a busca por resultados e boas práticas assistenciais, além da possibilidade de realizar benckmark com outras instituições assistenciais que tenham a mesma premissa voltada para a qualidade e melhoria contínua”, enfatiza a gestora corporativa da Qualidade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Natália Rosa.

Ela reforça que a adesão ao programa CQH favorecerá o alinhamento dos processos de trabalho com olhar voltado a qualidade da assistência, melhoria contínua e excelência em gestão, além de evidenciar à sociedade os resultados das boas práticas assistenciais de gestão hospitalar demonstrados pela Irmandade.

“Hoje, o nosso maior objetivo é atingir bons resultados assistenciais, voltados à segurança do paciente, alinhados a sua satisfação e experiência positiva com o serviço, deixando em destaque que fazemos um atendimento de qualidade, com excelência em gestão”, conclui Natália.

Serviço

O Complexo Hospitalar e Ambulatorial da Santa Casa de Curitiba é um dos mais completos da região e está estruturado para atendimentos de média e alta complexidade. Está instalado em uma área total de 17,5 mil m², em uma edificação histórica, que mantém preservada sua fachada e sua arquitetura tradicional em perfeita harmonia com suas unidades assistenciais modernas e que contam com equipamentos de última geração.

O Hospital possui 271 leitos de internação, sendo 204 de enfermaria, 58 de terapia intensiva e 9 específicos para dor torácica, além de dois centros cirúrgicos, pronto atendimento – com área exclusiva para atendimentos cardiológicos de alto risco – hemodinâmica, hemodiálise, centro de imagem e ambulatório.

Atende por ano mais de 120 mil pacientes ambulatoriais, realizando aproximadamente 10 mil cirurgias e milhares de exames e procedimentos terapêuticos em 24 especialidades médicas, sendo referência em cardiologia, nefrologia e cirurgia bariátrica.

Fonte: APM – Associação Paulista de Medicina