Quarto da Gratidão: um espaço para dizer obrigado aos colaboradores da saúde

Evento propôs um momento para mostrar o impacto das ações de nossos profissionais na vida dos pacientes e teve como objetivo aumentar a autoestima em um momento difícil de pandemia.

Ser grato ao trabalho dos profissionais da saúde. É com esse intuito que no mês, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia realizou a ação “Quarto da Gratidão”, integrando nossos colaboradores de todas as unidades. Esse foi um espaço preparado para acolhimento e valorização de todos os nossos colaboradores, levando a eles a gratidão da Irmandade e dos pacientes atendidos nos últimos 12 meses.

Durante o trabalho, não nos damos conta do tamanho do impacto que temos na vida das pessoas. Desta forma, a ação teve como objetivo também promover a manutenção da autoestima de nossos profissionais. Os primeiros meses de 2021 foram marcados por números recordes da Covid-19 no Brasil e atividades como essa são de extrema importância para lembra-los de que nem todo super-herói usa uma capa.

A ação faz parte do “Abril pela Segurança do Paciente”, que nesse ano trouxe o tema: Valorização e Segurança dos Profissionais da Saúde: um compromisso da Irmandade, um dever de todos!

O “Quarto da Gratidão”

Com todas as medidas de segurança, a ação reuniu grupos de diversos setores, desde da linha de frente até administrativo, para se juntarem em um Quarto da Gratidão. Nele foi tocado uma mensagem mostrando todo o impacto que cada um deles ali têm e teve no hospital no último ano.

Os profissionais escutaram mensagens gravadas de pacientes recuperados ou que tiveram a vida salva da Covid-19. O resultado foi como uma sensação de abraço e carinho, que aqueceu o coração dos nossos profissionais e deu força para acreditar que o trabalho exercido teve impacto.
Os dados levantados pela equipe do Núcleo de Qualidade da Santa Casa mostram que em 2020 foram 1.305 vidas salvas do Covid-19 na instituição. Além disso, foram mais de 36 mil pacientes atendidos no Pronto Atendimento e mais de 5.900 procedimentos cirúrgicos realizados.

Em todo o período, foram utilizados cerca de 320 mil Equipamentos de Proteção Individuais para os colaboradores, assim como 700 mil litros de álcool dispensados na Irmandade. Durante todo momento do coronavírus no Hospital, todos os setores se mobilizaram para garantir o funcionamento dos nossos serviços.

Nas outras unidades, tivemos mais de 2.300 nascimentos no Hospital e Maternidade Alto Maracanã e cerca de 1.626 atendimentos na Unidade Integrada de Crise e Apoio a Vida (UNIICA).

Essas ações especiais são essenciais para mantermos a qualidade nos processos e sempre proporcionar uma ótima experiência para nossos colaboradores e pacientes.

Confira todas as fotos no link.