A primazia de cuidar do coração: cardiologista da Santa Casa é homenageado no livro “Vozes do Paraná”

Edição n° 12 do livro traz trajetória do Dr. Newton Stadler de Souza Filho em mais de 35 anos de ensino e pesquisa realizadas pelo profissional em prol da sociedade paranaense

Garantir corações pulsantes, o grande sinal vital da vida. É assim que o cardiologista da Santa Casa de Curitiba, Dr. Newton Stadler de Souza Filho, define a primazia de cuidar do coração. Toda sua técnica e experiência é fruto de anos de ensino e pesquisa, assim como dos trabalhos realizados em prol da saúde do coração. Agora, toda sua história está documentada e eternizada na última edição do livro “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses, vol. 12”, lançado esse novembro e escrito pelo jornalista e professor, Aroldo Murá.

O objetivo do livro é exaltar personalidades paranaenses das mais diversas áreas, que realizam trabalhos em porl da sociedade. O Dr. Newton foi convidado pelo próprio Professor Aroldo, que foi um grande amigo do seu pai, Newton Stadler de Souza. Após a aceita, ambos passaram a discutir ideias em comum, que culminaram nas discussões apresentadas no livro.

“Um pouco de tudo”, responde o Dr. Newton depois de perguntado o que os leitores podem encontrar no livro. “As informações são de origem familiar, de onde captei com amplitude as informações recebidas que me deram a formação de hoje e como apliquei isso no estudo da cardiologia”, conclui.

O capítulo de homenagem é intitulado “Newton Stadler de Souza Filho: Curar, ouvir e dar esperança”, o que representa todo compromisso do médico com a saúde de seus pacientes, pautada por um atendimento humanizado. Lições que ele leva até hoje.

A obra também homenageia outras personalidades do estado como professores, jornalistas, artistas e empreendedores do Paraná. A obra pode ser comprada nas livrarias da cidade.

O início na Santa Casa

A trajetória do Dr. Newton começa com ensino, trabalho e desenvolvimento médico na Santa Casa de Curitiba, há cerca de 35 anos. Em todo esse período, ele conheceu vários profissionais médicos, de enfermagem até administrativos.

Atualmente, o profissional trabalha como cardiologista hemodinamicista, assim como realiza trabalhos ambulatorial na Santa Casa. Em seu currículo, soma-se ainda procedimentos em hemodinâmica e intervenções cardiológicas, como angioplastia tratamentos estruturais no coração (TAVI, Fechamento de Forame Oval, CIA, etc). Dr. Newton também trabalha no Instituto de Neurologia e Cardiologia de Curitiba.

O livro Vozes do Paraná

“Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses” é uma produção cujo objetivo é representar profissionais com um padrão comum: a ajuda ao próximo. Seja de forma direta ou indireta pelas profissões e cargos ocupados.

Cada um dos entrevistados e homenageados, cada depoimento procura e busca a melhora da sociedade em diversos patamares: saúde, educação, jurídico, empresarial, habitacional, de infraestrutura. Assim como políticos, religiosos e midiáticos. Esses são homens e mulheres que fazem história no Paraná hoje.

O livro foi lançado em uma cerimônia no Palácio Garibaldi e o novo volume corresponde a edição de 2020, que deixou de ser lançada devido à pandemia. O produto foi editado pelas Editoras Bonijuris e Alma Mater Ltda.

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo