VÍDEO: Há 1 ano, Santa Casa inaugurava hospital especializado em Covid-19 em parceria com a Prefeitura de Curitiba

Unidade foi construída em apenas duas semanas com 110 leitos especialmente para atender pacientes SUS e atuar na linha de frente da pandemia.

Há um ano aceitamos um desafio. Com o avanço da pandemia da Covid-19, o Hospital Santa Casa, uma unidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC), especialista em cirurgias com mais de 10 mil procedimentos realizados em 2019, se adaptou ao momento pandêmico e inaugurou em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, a Unidade Hospitalar de Tratamento Especializado Covid-19, instalada no antigo Instituto de Medicina do Paraná. Desde então, a nova unidade, se tornou um dos quatro hospitais que atendem exclusivamente a doença em Curitiba, reforçando assim nosso compromisso em salvar vidas.

Evidenciando todos esses detalhes, a ISCMC produziu um vídeo para mostrar a realidade de colaboradores e equipes de saúde que trabalham incansavelmente para construir e manter uma unidade especializada em Covid-19. Além dos que trabalham, o vídeo também conta com depoimentos de ex-pacientes que se recuperaram da doença e contam como foi o período de internação.

Entre todos os desafios, o maior deles foi colocar em funcionamento uma unidade com 110 leitos em apenas duas semanas. Entre contratar funcionários, adquirir equipamentos e estabelecer a unidade com todas as normas de segurança e qualidade. Hoje, todo esse esforço se traduz nas mais de 1560 vidas salvas na instituição em um ano. Vidas que tiveram uma segunda chance.

ASSISTA NOSSO VÍDEO COMPLETO:
Saiba mais sobre a unidade especializada

Foi construído para ofertar 110 leitos, sendo 50 de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) e outros 60 de enfermaria. Todos são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A equipe da unidade conta com cerca de 400 profissionais multidisciplinares, com médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas e administrativos.

Para abrir a unidade foi necessário planejar uma estrutura completa, desde a contratação de profissionais até os processos internos, que incluem a preparação e fornecimento de alimentação, limpeza e higienização, acessibilidade, fornecimento de enxoval, segurança e atendimento aos familiares.

Em todo período de pandemia, a ISCMC distribuiu cerca de 320 mil Equipamentos de Proteção Individuais para os colaboradores, assim como 700 mil litros de álcool para as todas as unidades administradas. E mesmo com o coronavírus, todos os setores se mobilizaram para garantir o funcionamento dos serviços e a saúde da população.

E essa luta não pode parar! Você também pode ajudar a salvar vidas na Santa Casa de Curitiba. Quer saber como? Conheça o Anjo da Sorte, uma rifa virtual em parceria com a startup Missão de Amor. Você concorre a prêmios e ainda se torna um anjo na vida de uma pessoa.

Leia mais e ajude agora!

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Santa Casa de Curitiba

Com o objetivo de divulgar e levar mais transparência a pacientes, colaboradores, médicos, operadoras de planos de saúde, órgãos públicos e público em geral, a ISCMC conta com uma equipe de Comunicação e Marketing, que é responsável em zelar pela imagem da instituição, que há mais de 140 anos é respeitada e reconhecida em toda a sociedade.

Você também pode gostar destes

Skip to content