Documentário sobre transplante feito na Santa Casa é vencedor de festival no Canadá

A vida além do transplante evidencia um momento de superação para um paciente que sofria com doença renal crônica.

Um “sim” tem o poder de mudar vidas. E foi o “sim” de uma família de doadores de órgãos que mudou a vida de Bruno Rodrigues dos Santos após um transplante renal, em 2019, no Hospital Santa Casa, uma das unidades da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Agora, essa história teve o reconhecimento internacional. O documentário “Life Beyond the Transplant” (A vida além do transplante) foi o vencedor da categoria Melhor Filme Comunitário do Festival de Filmes do Congresso Internacional de Nefrologia de 2021, no Canadá.

O resultado saiu no último domingo (18/04), após cinco semanas de votações, que teve marco inicial no Dia Mundial do Rim (11/03). Dentre os outros finalistas estavam produções de diversas partes do mundo como França, Índia, Bangladesh e Paquistão. A produção foi feita pelo Dr. Rafael Piné com o apoio do Dr. Roberto Pecoits, do setor de nefrologia da Santa Casa. Gravado antes e depois do procedimento cirúrgico, o objetivo do documentário é mostrar o impacto de um transplante na vida de pessoas com doenças renais crônicas. O Congresso reuniu diversos pesquisadores e médicos do mundo para discutir o tema e conscientizar sobre a saúde renal, levando conhecimento para informar, educar e ser uma força de mudança.

Para o Dr. Rafael Piné, o documentário evidencia um momento divisor de águas na vida do paciente Bruno. A narrativa mostra o quanto ele evoluiu, desde o momento sensível em que os rins funcionavam muito pouco até a volta ao trabalho e recuperação da sua autonomia. “É uma mensagem de esperança para as pessoas que estão enfrentando doenças renais, para que elas continuem lutando e acreditando. O transplante pode mudar vidas e é essencial para a retomada da qualidade de vida do paciente”, explica.

A Santa Casa é um hospital de referência em nefrologia e transplantes de rins no Paraná, atendendo, diagnosticando e tratando problemas renais. O doutor Piné explica que estimativas mostram que 10% da população mundial apresenta algum tipo de disfunção renal. As doenças renais em estágio avançado diminuem a qualidade de vida, reduzem a capacidade de viajar, de trabalhar e até mesmo de socializar. A vitória da Santa Casa é celebrada como uma forma de mostrar a importância do debate sobre problemas renais.

Além de conscientizar e discutir sobre doenças renais, o documentário tem um outro propósito: o de incentivar a doação de órgãos. “O transplante é o tratamento mais eficiente nos casos avançados, mas para que ele aconteça existe uma série de fatores e uma delas é ter a consciência de ser um doador de órgãos”, explica o doutor Rafael. A decisão deve ser avisada aos familiares ainda em vida.

De forma virtual, o Congresso Mundial de Nefrologia aconteceu entre 16 e 19 de abril trazendo discussões sobre nefrologia e doenças renais em todo o mundo. O festival de filmes recebeu 34 inscrições, mas apenas sete foram selecionados como finalistas.

Confira mais sobre o evento no linkhttps://www.theisn.org/wcn/about/isn-community-film-event/
Assista o documentário no linkhttps://www.youtube.com/watch?v=cbkQxet9CGE

Conheça a Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

A Santa Casa de Curitiba foi fundada em 1880, foi o primeiro hospital de Curitiba e berço do ensino da medicina no Estado do Paraná. Consolidou-se como um grande centro de referência para diversas especialidades médicas em média e alta complexidade.
Na Santa Casa, todos os detalhes de cada serviço e unidade são pensados para proporcionar apoio e tratamento humanizado aos pacientes e familiares.