Enquanto algumas localidades do Estado do Paraná enfrentam altas taxas de ausência em consultas marcadas pelo Sistema de Assistência à Saúde do Servidor (SAS), com índices que chegam a 60%, a Santa Casa de Curitiba se destaca por manter uma taxa de ausência de apenas 10%.
Essa conquista é resultado de uma série de ações estratégicas executadas pela equipe, que tem como objetivo otimizar o atendimento e reduzir as filas de espera para consultas e procedimentos de saúde.
A Diretora Médica Corporativa da ISCMC, Dra. Nivia Pereira de Souza, explica as medidas adotadas: “Uma das principais ações implantadas foi a confirmação das agendas com 48 horas de antecedência via WhatsApp do servidor e realizamos também uma conferência semanal de agendamentos duplicados para os próximos 90 dias, essas medidas são essenciais para garantir que as consultas sejam realizadas conforme o planejado e que possamos atender ao maior número possível de pacientes.”
A taxa de ausência de apenas 10% na Santa Casa é um exemplo de como a gestão eficiente e a comunicação direta com os pacientes podem fazer uma diferença significativa. A abordagem da Santa Casa mostra que com planejamento e estratégia, é possível reduzir o absenteísmo e melhorar a capacidade de serviços de saúde no ambulatório.