Segundo dados de 2020, no Brasil, o câncer de pulmão é o 3º mais comum em homens e o 4º em mulheres. O consumo do tabaco é o principal fator de risco. Podem ser pessoas que fumam ou estão perto de fumantes (fumo passivo).
85% dos casos têm origem no fumo. Isso significa que há 15% que têm outras causas. Mas quais seriam elas?
Vários tipos
Podemos dividir o câncer de pulmão em dois tipos: de pequenas e não pequenas células. O de não pequenas representa a grande maioria dos casos descobertos: 85%.
Um tipo de câncer de não pequenas células é o adenocarcinoma, que representa 43,3% dos casos. O maior fator de risco é o tabaco. Porém, existem alguns subtipos que aparecem mais em não fumantes. Logo, se descoberto esse tipo de câncer, serão necessárias análises de laboratório para se definir o tratamento.
O papel da poluição
Além do fumo, outra causa notável do câncer de pulmão é a poluição. A OMS a incluiu entre as principais causas da doença.
Imagine uma cidade grande e de muito trânsito de veículos, como São Paulo. Uma pessoa exposta a esse trânsito tende a acumular fuligem de carbono no pulmão. Essa fuligem tem componentes que causam câncer, parecidos com os do cigarro. Segundo pesquisa da USP, 2 horas de trânsito equivalem a fumar 2 cigarros por dia.
Demais causas
O câncer pode aparecer devido a várias outras causas. Entre elas:
- Doenças dos pulmões – uma pessoa que teve tuberculose ou outra doença do pulmão tem maior risco.
- Idade – a doença aparece mais em pessoas com mais de 45 anos. Os idosos têm a maior taxa.
- Histórico familiar – quem tem um parente próximo (pais, irmãos etc.) tem mais chance de ter câncer.
- Amianto – material comum em telhas, possui fibras que podem danificar o pulmão, se inaladas.
Sintomas
Em geral, os sintomas aparecem nas fases mais avançadas da doença. Alguns deles: tosse intensa, falta de ar, dor no peito, rouquidão, cansaço, perda de peso e de apetite.
Previna-se!
Quimioterapia e raio-X estão entre as opções no tratamento do câncer de pulmão. Mas nunca é demais lembrar: prevenir é melhor do que remediar. Não se sabe por que a doença aparece, mas a melhor opção para evitá-la é fugir do fumo.
Na Santa Casa de Curitiba, temos os serviços de Oncologia e Pneumologia. Se tem dúvidas, pode contar com a gente!
Marque sua consulta. Ligue (41) 3320-3500, ou entre em santacasacuritiba.com.br e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Praça Rui Barbosa, 694, Centro.
Fontes de referência: Drauzio Varella, Ministério da Saúde, Onconews, Pfizer