Você sabe o que faz um neurocirurgião? É um profissional que cuida de várias dores e doenças do sistema nervoso, atendendo crianças e adultos. Em mais um Bate-Papo Saúde, disponível no canal da ISCMC no YouTube, o Dr. Leonardo Ruschel, neurocirurgião da Santa Casa de Curitiba, traz mais informações sobre o assunto.
Onde atua o neurocirurgião?
Como explica o médico, antigamente a neurocirurgia se voltava muito para os traumas. Mas hoje em dia, diz ele, a área é muito ampla. Como exemplos de área de atuação do neurocirurgião, ele cita o tratamento de cânceres, vasos sanguíneos, coluna e nervos periféricos.
Ainda segundo o Dr. Leonardo, outra área importante é a neurocirurgia funcional. Trabalha com pacientes em condições como distúrbios de movimento, mal de Parkinson e dores crônicas. “Então não é só a cabeça”, ele resume.
Algumas doenças tratadas
O doutor conta que uma doença que chama muito a atenção dele é a neuralgia do trigêmeo. Ele mesmo diz que ainda há pouca procura por neurocirurgiões para se tratar essa doença.
Trata-se de um mal que atinge o nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade do rosto. Quando aparece, há uma dor aguda que se espalha pela face. “Tem a característica de ser súbita. As pessoas sofrem com isso. Perdem peso, não mastigam, não conseguem fazer a barba ou a maquiagem. Muitas vezes, vão ao dentista. Isso é uma coisa muito debilitante, e a partir da avaliação médica conseguimos solicitar alguns exames e efetuar o diagnóstico”, explica o médico.
Sobre doenças da coluna, ele conta que a maioria dos casos é de discopatia degenerativa. É quando os discos de cartilagem entre as vértebras perdem sua forma original e diminuem de tamanho. Nesse caso, pode não haver sintomas, sobretudo em pessoas mais jovens que nunca tiveram hérnia de disco. Porém, é possível que haja dor nas costas ou mesmo nas pernas. Se isso acontecer, pode ser necessária uma cirurgia para hérnia.
Mas a grande maioria dos casos, diz o Dr. Leonardo, não precisa de nada mais agressivo. “Melhoram com pilates, atividade física, melhora da postura. Quem está com dor, com algum problema, já começa a fazer pilates ou correção postural e procura o neurocirurgião para fazer uma avaliação”, explica.
Quando procurar o neurocirurgião?
Como explica nosso profissional, é quando há alguma queixa neurológica, como da coluna ou dos nervos periféricos. Pode-se procurar diretamente o neurocirurgião, sem precisar falar antes com algum outro especialista. As principais razões que levam pessoas a essa procura são:
- desmaios e epilepsia;
- formigamentos;
- perda de memória ou alterações mentais (confusão, agitação);
- movimentos involuntários;
- mal de Parkinson.
Se estiver em dúvida entre neurologista e neurocirurgião, pense que os dois tratam do sistema nervoso. A diferença é que o neurocirurgião cuida principalmente das condições que envolvem cirurgias.
Conte com o serviço de Neurocirurgia da Santa Casa. Se precisar, procure mais informações no nosso site.
Ligue (41) 3320-3500 e marque sua consulta. Nosso endereço é: Praça Rui Barbosa, 694.
Fontes de referência: Unifesp, VivaBem, Tua Saúde, Hospital Sagrada Família