Coordenada pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em parceria da Associação Médica Brasileira (AMB) e Ministério da Saúde, foi divulgada hoje (30) a Demografia Médica 2025. O estudo, atualmente em sua 8ª edição, traz um levantamento atualizado sobre a formação e atuação profissional de médicos no paÃs. O documento revela que o Brasil, de acordo com a projeção oficial, atingirá a marca de 653.945 médicos até o final de 2025.
A Santa Casa tem muitos desses profissionais em seu quadro e com destaques para uma realidade cada vez mais presente em nossos espaços e atendimentos: A PRESENÇA E A COMPETÊNCIA DE MÉDICAS. Na Santa Casa de Curitiba há 170 médicas e 286 médicos, detentores de conhecimento e humanidade que realizam diariamente seu trabalho a favor da vida e saúde dos pacientes.
Destaques femininos na Medicina da Santa Casa
Direção 100% feminina: Em 2025, a Direção Técnica do Hospital passou a ser ocupada por uma mulher. Com isso, a Santa Casa de Curitiba passou a contar com seu corpo diretivo integralmente formado por mulheres, um marco institucional relevante no cenário hospitalar.
Liderança feminina em áreas estratégicas:
- A Coordenação do Pronto Atendimento (PA) em 2025 foi exercida por uma mulher.
- A liderança da especialidade de ClÃnica Médica também é ocupada por uma médica.
- Reconhecimento cientÃfico internacional: A Dra. Marcely, responsável técnica pelos Transplantes CardÃacos, teve trabalhos apresentados em fórum internacional no American College of Cardiology e sua tese de doutorado publicada em uma das mais relevantes revistas cientÃficas de cardiologia do mundo (Circulation), reforçando a projeção acadêmica e cientÃfica do corpo clÃnico da instituição.
- Ampliação da participação feminina nas equipes cirúrgicas: Em 2025, o hospital ampliou a presença de mulheres em setores cirúrgicos, historicamente marcados por predominância masculina, fortalecendo a diversidade de gênero em áreas de alta complexidade.
- Formação acadêmica avançada: Atualmente, 15% do corpo clÃnico com titulação de doutorado na instituição é composto por mulheres, refletindo a consolidação da presença feminina também no campo cientÃfico e de pesquisa.
Esses números e dados refletem o desenvolvimento feminino dentro da Santa Casa de Curitiba e a grande estrutura e a excelência de atendimentos que o hospital realiza em Curitiba com médicos e médicas, consolidando-se como um importante e a tradição em saúde na capital do Paraná.
Junto dos quase 500 profissionais médicos, a Santa Casa de Curitiba possui um grande time de colaboradores, com mais de 2.100 colaboradores, totalizando uma equipe robusta que opera serviços de alta complexidade, internações e ambulatórios, com atendimento pelo SUS, planos de saúde e particular.Â
Institucional
A história da Santa Casa de Curitiba começa com a fundação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia em 1852, tornando-se a primeira unidade hospitalar em Curitiba, e com a inauguração oficial em 1880 por Dom Pedro II, sendo um marco na saúde paranaense, servindo por décadas como único hospital e escola formadora de profissionais de saúde.
No passado e atualmente, destaca-se por inovações médicas e, atuando como um hospital filantrópico nos mais diversos procedimentos e atendimentos de saúde e com destaque às ações de alta complexidade, com foco em transplantes, cardiologia e oncologia.