No mês de setembro, quem passar em frente à Santa Casa de Curitiba, à Uniica (Unidade Integrada de Crise e Apoio à Vida) e ao HMAM (Hospital Maternidade Alto Maracanã) verá que a fachada dos prédios está iluminada com a cor amarela, em referência ao mês mundial da prevenção do suicídio.
A campanha é uma forma de conscientizar a população sobre a importância de falar sobre o suicídio, de modo a evitar que quem esteja passando por momentos difíceis chegue ao ponto de tirar a própria vida.
Para aumentar a visibilidade e a eficiência do Setembro Amarelo, é indispensável que cada um de nós faça sua parte, aprendendo a ouvir, falar, identificar sintomas, oferecer e pedir ajuda.
De acordo com o Centro de Valorização de Vida (CVV), o suicídio mata um brasileiro a cada 45 minutos. No mundo, o cenário é ainda pior: uma pessoa a cada 40 segundos. Em mais de 90% dos casos, existe prevenção.
Se você sente que precisa compreender melhor o que se passa dentro de si, precisa falar sobre seus sentimentos, não tenha medo ou vergonha. Busque o CVV, ligando para 188.
Sobre o autor
Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba
O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.
Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.