A qualidade do nosso sono interfere diretamente em nossas atividades do cotidiano, principalmente se passamos por todas as cinco fases do sono.
Na primeira fase, a pessoa está começando a adormecer e fica no ciclo de acorda e volta a dormir. Nesta fase o nosso cérebro trabalha irregularmente, onde nosso corpo relaxa e a nossa respiração fica mais lenta.
Na segunda fase, os batimentos cardíacos e a temperatura do corpo diminuem.
Na terceira fase a pessoa começa entrar no sono profundo com a diminuição das ondas cerebrais.
Na quarta fase é quando estamos desacordados e nosso corpo libera hormônios de crescimento, os tecidos se recupera e o corpo repõem as energias gastas.
Na quinta e última fase começamos a sonhar, o cérebro volta a funcionar e começa uma limpeza em nossa memória e permanecendo apenas as informações importantes recebidas durante o dia.
Quem não segue esses cinco passos acaba sofrendo de condições como insônia, apneia obstrutiva do sono (pausa na respiração) e síndrome das pernas inquietas.
Os sintomas causados pelo distúrbio do sono são:
dificuldade de pegar no sono à noite;
cansaço e sonolência durante o dia;
irritação constante;
falta de concentração;
ansiedade;
depressão;
roncar durante à noite;
mesmo ao dormir durante a noite, acordar cansado e sem a sensação de ter dormido o suficiente;
dor de cabeça.
Segundo especialistas recomenda-se dormir 8 horas sem interrupções, pois nesse período nosso corpo está se recuperando por meio do crescimento muscular, síntese de proteínas e reparação tecidual. Neste momento, o metabolismo também é regulado. Outro benefício é a redução do estresse, a melhora do humor e reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.
Cada faixa etária tem um horário de sono recomendado. Para os adultos, o horário ideal de sono é de 7 a 8 horas de sono em horário fixo diariamente, ou seja, procure ir para a cama no mesmo horário todos os dias. Recomenda-se que os adolescentes durmam de 8 a 10 horas por dia, as crianças durmam de 9 a 13 horas por dia e os bebês durmam de 12 a 16 horas por dia.
Se você não dormir conforme recomendado pelos especialistas, estará colocando sua saúde em risco, pois as funções do seu corpo serão prejudicadas e o risco de desenvolver doenças aumentará. A falta de sono é associada a doenças mentais, especialmente depressão, mas também pode levar a outras doenças, como hipertensão, diabetes e obesidade.
A Santa Casa de Misericórdia de Curitiba possui uma equipe multidisciplinar pronta para ajudar, agende sua consulta agora mesmo, pelo telefone (41) 3320-3500.