Alimentação saudável no verão

É natural que nosso corpo acompanhe as mudanças de estação e condições climáticas, dessa forma, existem alimentos mais adequados para cada época do ano. No verão não é diferente. Os dias mais quentes causam mais perda de líquidos e sais minerais. Como é, então, a alimentação recomendada na estação mais quente do ano?

Algumas dicas de alimentos são:

  • Frutas, verduras e legumes: são ricos em vitaminas, minerais, fibras e água, além de leves e refrescantes.
  • Carne branca e magra: são menos calóricas. Evite frituras, prefira grelhados, cozidos ou assados.
  • Evitar excesso de industrializados e congelados: salgadinhos, biscoitos recheados, salame, presunto e outros têm muito sódio, gorduras e açúcares.

Outra dica valiosa é ingerir líquidos para se hidratar. Não apenas bebidas, como chás gelados, sucos naturais sem açúcar e água de coco. Frutas, legumes e saladas cruas também são ótimas fontes de líquidos. Refrigerantes e sucos industrializados têm alto nível de açúcar, por isso seu consumo deve ser limitado.

O aumento das temperaturas traz maior risco de contaminação dos alimentos. Lembre-se de manter suas frutas e vegetais limpos, deixando-os de molho ou lavando em água corrente. Além disso, se sobrou comida ou você preparou e não vai comer agora, deixe na geladeira.

Alimentos leves e ricos em água e nutrientes essenciais também evitam a sensação de cansaço, mais comum no calor. Não é bom ficar muito tempo sem se alimentar.

Lembre-se de conferir a data de validade dos alimentos e se a embalagem não está amassada ou estufada. Dê preferência a marcas e fornecedores mais conhecidos e confiáveis.

Siga essas dicas, não é difícil. Assim você poderá aproveitar seu verão da melhor forma possível.

Fontes de referência: DermaClub, PUC-RS

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