UTI Geral da Santa Casa é inaugurada após revitalização!

Inauguração UTI
Evento contou com a presença de médicos e representantes das Secretarias de Saúde Municipal e Estadual.

Após um período de reforma, a UTI Geral da Santa Casa está de cara nova. Na última segunda-feira (28), a unidade revitalizada foi inaugurada e conta com 10 leitos de terapia intensiva, além de um layout moderno, com bastante iluminação natural e ambientação humanizada, proporcionando conforto e bem-estar aos pacientes, seus familiares e profissionais de saúde.

A UTI foi projetada visando todas as exigências legais da Vigilância Sanitária e favorecendo a segurança da assistência e o controle de infecções. De acordo com o diretor executivo e administrador hospitalar, Eduardo Bistratini Otoni, “o crescimento no volume de leitos de UTI é um indicador no qual a instituição vem cada vez mais ganhando espaço em Curitiba, ampliando as suas atividades e absorvendo novos pacientes de convênios, operadoras de planos de saúde e SUS, que em casos graves, ao procurarem os nossos serviços no Pronto Atendimento, poderão contar com leitos modernos, equipados e humanizados e que estarão a sua disposição para melhora do seu tratamento”.

A inauguração contou com a presença de representantes das Secretarias de Saúde Municipal e Estadual, como, Vinicius Filipak, diretor de Política de Urgência e Emergência do Paraná, representando o secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Preto; Tania Maria dos Santos Pires, superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde, que representou a secretária da pasta, Marcia Huçulak; Beatriz Battistela Nadas, superintendente executiva da SMS; além de representantes de planos de saúde credenciadas ao hospital.

Gestão Assistencial seguirá modelo das demais unidades

Com o início dos atendimentos na UTI após sua reabertura, a unidade já iniciará com um modelo de gestão que vem sendo implantado no hospital desde o início de 2018 em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, por meio do projeto ‘Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil’, do Ministério da Saúde.

A partir da experiência e dos bons resultados alcançados nas demais unidades de terapia intensiva, a equipe assistencial seguirá os mesmos protocolos e rotinas, visando a redução das infecções e a integração dos familiares no cuidado ao paciente.

Novos projetos

A revitalização da UTI Geral é apenas a primeira fase de um projeto que visa aumentar mais 12 leitos de terapia intensiva no hospital, totalizando 50 – atualmente o hospital conta com 38 leitos em funcionamento.

Com a expansão do serviço de hemodinâmica do hospital, será necessária a construção de uma nova UTI, que contribuirá para atender à crescente demanda de vagas de terapia intensiva na cidade.