Santa Casa de Curitiba é hospital com maior número de transplantes cardíacos do Paraná

Instituição é responsável por mais da metade dos procedimentos em 2015.

No ano de 2015, a Santa Casa de Curitiba foi o hospital que mais realizou transplantes cardíacos no Paraná. Em todo o estado, foram feitos 35 transplantes cardíacos, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, sendo que mais da metade, 20 deles, foram realizados na Santa Casa.

De acordo com o gerente médico do Hospital, Juliano Gasparetto, além transplantes cardíacos, a Santa Casa de Curitiba também realiza transplantes de córnea e rim. Em 2015, foram 73 transplantes no total, sendo 32 de córnea, 21 de rim e 20 de coração.

Gasparetto ressalta que, no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, existem cerca de 37 mil pessoas aguardando nas filas de transplante. Ele explica que em alguns casos, como na espera por um coração, 1/3 das pessoas vem a falecer sem ter a oportunidade de receber um órgão. “Isto se deve ao fato de aproximadamente apenas 50% das famílias aceitarem a doação de órgãos em casos de morte encefálica. Doar órgãos é dar uma oportunidade para outra pessoa realizar seus sonhos”, esclarece.

Recorde –  O número de doações foi recorde no Paraná. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, no total, foram 495 órgãos transplantados no Estado até novembro – o maior volume desde a criação da Central Estadual de Transplantes, em 1995. Mas, o órgão explica que, mesmo com esse número, a lista de espera por um transplante de órgãos chega a 2.078 cadastrados.