Santa Casa de Curitiba está entre os 20 selecionados para participar do projeto Lean nas Emergências

Lean nas emergências busca melhorar os processos internos reduzindo tempo de espera e internação, além de oferecer mais qualidade e agilidade ao paciente.

O Hospital Santa Casa, uma unidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, começou na última quarta-feira (11) a participação no projeto Lean nas Emergências, uma iniciativa do Ministério da Saúde com o Hospital Sírio-Libanês. No total foram mais de 600 hospitais públicos e filantrópicos cadastrados no projeto. Destes apenas 20 foram selecionados, entre eles a Santa Casa, para o Ciclo 5, que vai até o final do ano. Nessa fase serão identificadas oportunidades de melhorias e capacitação das equipes assistenciais. O resultado é mais qualidade e agilidade nos processos internos.

O hospital recebeu a visita de dois profissionais do Sírio-Libanês. O médico intensivista, Gutemberg Lavoisier, e o engenheiro clínico, Luiz Augusto. Ambos trabalham no Lean nas Emergências.

O projeto começou em 2018 sendo pensado para melhorar os processos internos de hospitais públicos e filantrópicos. Um dos objetivos visa reduzir o tempo de espera em Pronto Atendimentos, diminuir o tempo de internação e complicações. Além de oferecer mais qualidade de trabalho aos colaboradores. “Os prontos atendimentos, por exemplo, são a vitrine de uma instituição”, explica Gutemberg. “E por isso, essa redução é fundamental para equipe e paciente”.

Todos esses fatores combinados possuem um impacto positivo na qualidade e agilidade de uma instituição de saúde, trazendo benefícios diretos aos pacientes.

Agora, o Lean nas Emergências irá realizar a parte inicial de coleta de dados e estratégia de melhorias. Para isso, os encontros e capacitações da equipe serão quinzenais até dezembro em um total de 10 visitas. “Estamos muito entusiasmados com a chegada na Santa Casa de Curitiba”, celebra Gutemberg. “Com uma equipe bem engajada e com um espírito de melhoria enraizado, alcançaremos resultados satisfatórios”, finaliza.

Saiba mais sobre o Lean nas Emergências

O Projeto visa refletir positivamente em diversas possibilidades de melhoria nas instituições de saúde. Ele ocorre em ciclos/etapas, onde especialistas do Sírio-Libanês realizam visitas periódicas aos hospitais selecionados. A equipe capacita os hospitais a visualizar os seus processos, gargalos e pontos de melhoria de uma forma mais clara, além de sugerir diversas iniciativas que resultarão na redução da ocupação hospitalar.

A Metodologia Lean é bastante conhecida, por ser utilizada há muito tempo no setor industrial e principalmente automotivo. Porém, foi recentemente percebido que essa metodologia se encaixa perfeitamente ao cenário hospitalar.

Conheça mais do Lean nas Emergências no link.

Conheça a Santa Casa de Curitiba

Santa Casa de Curitiba é um complexo hospitalar pertencente a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Fundada em 1880, foi o primeiro hospital de Curitiba e berço do ensino da medicina no Estado do Paraná. Consolidou-se como um grande centro de referência para diversas especialidades médicas em média e alta complexidade.


Na Santa Casa, todos os detalhes de cada serviço e unidade são pensados para proporcionar apoio e tratamento humanizado aos pacientes e familiares.

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo