“E o sorriso por trás da máscara?”: Santa Casa de Curitiba inaugura exposição de arte

Obras fotográficas estão incorporadas no Espaço Cultural do Museu da Medicina com painéis de fotos que promovem o autocuidado e incentiva todos a sorrirem, mesmo que por trás da máscara

O sorriso é a forma mais simples e sincera do amor. É com esta frase, que o Hospital Santa Casa, uma unidade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, inaugurou na última semana, a exposição de arte “E o sorriso por trás da máscara?”. O evento deu início às 19h e contou com a presença do Provedor da ISCMC, Dom Diamantino Prata de Carvalho; Dr. Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, presidente da AMP; representantes da CallFarma, apoiadores da exposição; assim como demais autoridades.

A exposição de arte agora faz parte do acervo permanente do Espaço Cultural do Museu da História da Medicina do Paraná. A visitação é aberta ao público mediante agendamento prévio.

“É com orgulho que inauguramos essa exposição que tem o objetivo de fazer o resgate da autoestima e o incentivo ao cuidado dos nossos profissionais, verdadeiros heróis, para se sentirem mais alegres e principalmente valorizados”, explica o provedor. Para ele, a exibição é o compromisso do hospital com o cuidado dos seus membros. “A Santa Casa de Curitiba, centenária na cidade e um dos marcos na história da medicina do Paraná, sobreviveu por mais essa pandemia, humanizando a assistência em prol da vida e cuidando sempre do seu colaborador”, finaliza.

Conheça a Exposição

“E o sorriso por trás da máscara?” surge para eternizar a ação de mesmo nome realizada em agosto deste ano com colaboradores da Santa Casa de Curitiba, desde a linha de frente aos administrativos. Devido à pandemia da Covid-19, a máscara se tornou um acessório de rotina. No entanto, seja pela correria ou por falta de incentivo, foi percebido que muitos deixavam de cuidar do tesouro escondido atrás da máscara: o sorriso. O resgate da autoestima e incentivo ao cuidado são essenciais para que os colaboradores do hospital se sentissem mais alegres e valorizados.

Para a exibição foram produzidos vários painéis, que mostram as fotos dos colaboradores em duas situações: uma com e outra sem a máscara.

A visita começa com o primeiro painel, ao lado da farmácia histórica da Santa Casa. Em seguida, o visitante entra no apelidado “Corredor do Sorriso”, onde estão localizados os diversos painéis individuais de nossos colaboradores sorrindo com e sem a máscara. Ao final do corredor, próximo ao setor de Hemodiálise, encontra-se outro painel com mais fotos.

A exibição tem por objetivo evidenciar a beleza e alegria destes heróis da saúde. Ainda, é uma oportunidade para nos conhecermos melhor, visto que, durante a pandemia, muitos colaboradores não se reconhecem sem a máscara. E principalmente, a mensagem da exposição é para nos lembrarmos de sorrir.

A ação “E o sorriso por trás da máscara?”

Em agosto desse ano, a equipe foi convidada a partir de um momento de autocuidado. Seguindo as normas de proteção, com distanciamento e uso de álcool em gel, os colaboradores foram fotografados com a máscara.
Depois, foi pedido aos participantes, maioria mulheres, que escolhessem um batom ou mesmo creme de preferência. Com consultoria da equipe, após o momento de beleza, foi tirada uma segunda foto, desta vez sem a máscara, para evidenciar o sorriso depois de uma pausa para se cuidar.

Assista o vídeo da exibição e conheça a ação no Youtube.

“E o sorriso atrás da máscara?”
: Espaço Cultural Museu da História da Medicina Hospital Santa Casa de Curitiba
Duração: Acervo permanente
Visitação aberta mediante agendamento prévio com o Museu da História da Medicina pelo telefone: (41) 3320-3502 ou pelo e-mail: museu@santacasacuritiba.com.br