Terapia Renal Substitutiva

TERAPIA RENAL SUBSTITUTIVA

Sessões de hemodiálise

Em 2020 os processos de trabalhos no Setor de Terapia Renal Substitutiva precisaram ser adaptados para atender as demandas elevadas de sessões de diálise devido a pandemia causada pela COVID-19. A equipe da Engenharia Clínica e Hemodiálise trouxe uma segurança operacional garantindo funcionamento dos equipamentos. Foram adquiridas duas máquinas backup e duas osmoses portátil para complementar a realização das diálises agudas.
0

Número de Sessões

2020

DIÁLISE PERITONEAL

Na modalidade de diálise peritoneal, devido a pandemia, foi suspensa temporariamente as consultas presenciais e optado pela Teleconsulta e acompanhamento via grupo de WhatsApp e orientado a comparecer em ambiente hospitalar mediante necessidade.

PROCESSOS PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

É de suma importância a assistência contínua ao paciente Renal Crônico do Serviço de Terapia Renal Substitutiva, com o intuito de identificar casos suspeitos da doença e evitar a contaminação entre os pacientes que dialisam na Clínica de Hemodiálise. Foram criadas instruções de trabalho e formulários com validação efetuadas pela Direção Técnica dentro dos padrões do Setor Qualidade para direcionamento da assistência de enfermagem realizada pela equipe do setor. Um dos formulários aplicados neste processo foi a triagem aos pacientes para detecção dos sinais e sintomas. Em complementariedade as ações preventivas para garantir a segurança dos pacientes Renal Crônico, foi implantado um novo fluxo exclusivo de entrada e saída. Mediante a essa implantação foi observado a melhoria na deslocação dos pacientes cadeirantes evitando aglomerações dos mesmos no momento atual que estamos enfrentando da pandemia da COVID-19. Em 2020, a modalidade de Diálise Peritonial, encerrou com 22 pacientes realizando acompanhamento de toda equipe da Nefrologia do Hospital Santa Casa.

AJUDE A SANTA CASA

Você também pode salvar vidas. Participe!

Conheça e siga nossos perfis nas Redes Sociais

Acompanhe nosso trabalho e fale conosco