Pronto Atendimento

ATENDIMENTO À URGÊNCIA

Pronto Atendimento Dra Wanessa Portugal

A inovação faz parte do DNA da Santa Casa de Curitiba e prova disso é o Novo Pronto Atendimento. No final de 2020 o espaço ganhou uma nova fachada e passou por um processo de requalificação para melhorar a experiência dos pacientes e facilitar o dia a dia dos profissionais de Saúde. O espaço ampliou a capacidade de atendimento e proporcionar maior comodidade aos pacientes. A fachada foi refeita, espaço e áreas internas foram adequadas em relação à acessibilidade, uma área coberta para embarque e desembarque de pacientes foi construída. Outro espaço da Santa Casa reformulado foi o Centro de Diagnóstico e Tratamento que está com equipamentos novos, ambiente e fluxo de atendimento mais humanizado. Após a revitalização, o local passou a ser chamado de Pronto Atendimento Dra Wanessa Portugal, advogada que atuou em favor dos doentes e mais humildes. O Centro de Diagnóstico e Tratamento também foi batizado como forma de homenagem ao Monsenhor Marco Eduardo Jacob da Silva. O Pronto Atendimento funciona 24 horas por dia, durante toda a semana. São atendidos no local pacientes de convênios e particular. O fluxo dos atendimentos foi pensado com base em protocolos clínicos internacionais.
0

Horas

POR DIA

MODELO FAST TRACK DE ATENDIMENTO

Após a triagem do enfermeiro, o paciente realiza o cadastro, sendo acomodado em um dos boxes, o médico atende e direciona para a medicação, realização de exames ou alta com orientações ao paciente, sendo na sequência redirecionado para a recepção. O atendimento realizado por esse modelo é eficiente na redução do tempo de espera de atendimento.

PRONTO ATENDIMENTO E ENFRENTAMENTO COVID-19

Foi adaptado a escala médica e de enfermagem exclusiva para atendimento de casos suspeitos, bem como adequação de área exclusiva. Com equipe de atendimento composta por 03 enfermeiros, 05 técnicos de enfermagem e 2 médicos estratégicos para atendimento habilitado em COVID-19, com ambiente privativo a suspeitos, contendo classificação de risco, consultórios, isolamento leito e sala de medicação. Em termos quantitativos foi realizado 31.557 atendimentos no PA e UDT.

AGILIDADE NO ATENDIMENTO

Uso consciente do Pronto Atendimento (PA), ou seja, procurar o hospital em casos que realmente são de necessidade para esta modalidade e não confundindo a ida ao PA quando deveria ser realizada uma consulta com médico especialista (consulta agendada no consultório). Apenas para casos de urgência e emergência, o paciente não é atendido pelo modelo Fast Track, seguindo para a sala de emergência para atendimento imediato. A adequação de atendimento por eixo de classificação, bem como atendimento de casos mais graves, com classificação laranja e vermelha em ambiente preparado para atendimento de pacientes em criticidade, conta com 11 leitos. Para compor o rol de atendimentos, foi implantado farmácia satélite no Pronto Atendimento, coletador de exames laboratoriais exclusivo, visando agilidade na análise das amostras, impactando no tempo de espera no atendimento, bem como adotado modelo de mensageiro para auxiliar a área administrativa, bem como colaborador exclusivo para demandas de prontuários e controles internos.

Telefone:

(41) 3320-3760

Atendimento

24 horas

Localização:

R. Alferes Poli, 1-201 - Centro, Curitiba - PR, 80230-090, Brasil

Urgências e emergências humanizadas

24 horas por dia

O serviço de Pronto Atendimento da Santa Casa é exclusivo para pacientes adultos de convênios e particular. Está de portas abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana, priorizando sempre os casos de alto risco.

Classificação de Risco

A Classificação de Risco é realizado com base em protocolos clínicos utilizados internacionalmente; define a prioridade de atendimento, garantindo agilidade e segurança ao paciente. Conheça os níveis de classificação:
Cor Tempo para atendimento
VERMELHA

EMERGÊNCIA

Atendimento imediato.
LARANJA

MUITO URGENTE

Atendimento em até 10 minutos.
AMARELA

URGENTE

Atendimento em até 50 minutos.
VERDE

POUCO URGENTE

Atendimento em até 120 minutos.
AZUL

NÃO URGENTE

Atendimento em até 240 minutos.
Esta classificação ocorre durante a triagem de atendimento, realizada por enfermeiro. Em casos necessários, o paciente é encaminhado a uma avaliação médica específica ou tem acesso imediato a exames, internação e outros procedimentos.
Localização:

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