A diverticulite é uma doença do intestino. Atinge cerca de 30% das pessoas com mais de 50 anos. Naquelas entre 80 e 90 anos, o índice chega a 70%. Vamos ver informações gerais sobre esse mal.
Apresentação e sintomas
Primeiro, vejamos a diferença entre diverticulite e diverticulose. Para tal, é preciso saber o que são divertículos. São bolsas salientes que aparecem na parede do intestino com o passar dos anos.
Quando elas estão em grande número, temos o que se chama de diverticulose. Em boa parte dos casos, essa condição não traz sintomas.
Eles aparecem em caso de inflamação ou infecção das bolsas. É aí que podemos falar em diverticulite. Os principais sintomas incluem:
- enjoo e vômitos;
- dor no lado esquerdo da barriga, abaixo do umbigo;
- diarreia e prisão de ventre;
- inchaços e flatulências;
- sangue nas fezes.
De onde vem?
A causa da diverticulite está no acúmulo de fezes nos divertículos. Já a presença de muitos deles, a diverticulose, tem como possíveis causas:
- envelhecimento;
- falta de fibras na alimentação;
- histórico familiar;
- fumo, obesidade e falta de exercícios físicos.
Descobrindo e tratando
Para se descobrir a diverticulite aguda, deve-se conferir o histórico, fazer o exame clínico e a tomografia. Além disso, é importante realizar o diagnóstico diferencial, para descartar a hipótese de outras doenças parecidas.
Se o quadro não for grave, o tratamento começa pela dieta e analgésicos. A alimentação deve incluir mais fibras e líquidos. Caso a doença evolua, pode ser preciso usar antibióticos e até cirurgia.
Previna-se!
Existem várias dicas simples para se prevenir da diverticulite e da diverticulose.
- Prefira alimentos ricos em fibras, como frutas, vegetais, grãos e cereais.
- Beba pelo menos 2 litros de líquido por dia.
- Se tiver intestino preso, evite tomar laxantes por conta própria. Sempre consulte o médico.
- Pratique mais atividades físicas.
Na Santa Casa de Curitiba, contamos com os serviços de Gastroenterologia e Coloproctologia. Se tiver problemas, estamos aqui!
Marque sua consulta. Ligue (41) 3320-3500, ou entre em nosso site e clique em “Agendar consulta”. Nosso endereço é: Praça Rui Barbosa, 694, Centro.
Fontes de referência: Hospital São Matheus, Drauzio Varella, Hospital Sírio-Libanês, Guilherme Namur, Rede D’Or São Luiz, Hospital Nove de Julho