Santa Casa promove III Campanha de Esclarecimento sobre Obesidade Mórbida e Diabetes Tipo 2

Calculo do Índice da Massa Corpórea, aferição de pressão e teste de glicemia serão realizados gratuitamente.

Na próxima sexta-feira, 10, em menção ao Dia Internacional da Prevenção à Obesidade, comemorado dia 11 de outubro, a Santa Casa de Curitiba, referência em cirurgia bariátrica no país, promoverá às 10h, um ciclo de palestras para esclarecer dúvidas sobre cirurgia bariátrica, obesidade mórbida, diabetes tipo 2 e os requisitos para a cirurgia de redução de estômago. Comandada pelo especialista do aparelho digestivo, Dr. Alcides José Branco Filho, uma equipe composta por cardiologista, psiquiatra, psicólogo, nutricionista e enfermeiros oferecerá avaliações médicas gratuitas, como cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Em pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, dados revelam que quase metade da população brasileira está acima do peso. Segundo o levantamento, o número de obesos no Brasil aumentou em 54% nos últimos 6 anos. Hoje, a obesidade atinge 48,5% da população. São caracterizadas como obesas as pessoas que possuem o índice de massa corpórea acima de 40.

De acordo com Branco Filho, o sobrepeso reduz a qualidade de vida do paciente. “Com a obesidade surgem outros problemas de saúde que levam ao aumento do uso de medicamentos, redução da mobilidade, problemas ortopédicos e em articulações devido ao excesso de peso e baixa autoestima”, alerta o médico.

Para tratar desse mal, a cirurgia bariátrica tem sido uma opção. Segundo o especialista o procedimento pode ser também um tratamento para os pacientes com Diabetes tipo 2, “devido ao desvio no intestino, é estimulada a liberação mais rápida do hormônio GLP-1, que impulsiona o pâncreas a produzir insulina e com isso, há maior controle do Diabetes Mellitus”. Além disso, Alcides aponta ainda que a perda de peso auxilia no controle do Diabetes e da Hipertensão Arterial Sistêmica.

Referência no tratamento de pacientes com obesidade mórbida, a Santa Casa realiza, mensalmente, 70 cirurgias bariátricas. Além de realizar o maior número de cirurgias no estado do Paraná, o hospital é a primeira instituição de saúde do país a disponibilizar uma ala totalmente adaptada para receber pacientes que precisam da cirurgia bariátrica. Em 2013 o hospital realizou 800 procedimentos cirúrgicos e, no primeiro semestre de 2014, 380 pacientes foram submetidos à cirurgia bariátrica.
Serviço

DATA: 10 de outubro – Sexta-feira
HORÁRIO: 10h às 12h
LOCAL: Salão São José, Santa Casa de Curitiba – entrada pela recepção da Travessa Frei Caneca

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo