Santa Casa inicia obra para reforma e revitalização de UTI

Espaço terá 10 leitos de terapia intensiva e proporcionará instalação de novo equipamento de hemodinâmica.

O Hospital Santa Casa de Curitiba deu início à primeira fase de um grande processo de ampliação e adaptação de sua estrutura física, que visa atender mais casos de alta complexidade e suprir uma demanda reprimida na região: a abertura de novos leitos de terapia intensiva.
Referência em cardiologia e transplante, o hospital conta atualmente com um serviço cardiológico completo que vai desde o atendimento de urgência e emergência 24 horas na unidade de dor torácica até o transplante renal e cardíaco. Contudo, uma das necessidades da Santa Casa é a ampliação do serviço de hemodinâmica, onde são realizados procedimentos de diagnóstico e terapia avançada – como o cateterismo e angioplastia – com o quais é possível identificar obstruções das artérias e dar início rápido ao tratamento, evitando assim o infarto.
Atualmente, com 3 equipamentos de hemodinâmica, são realizados cerca de 400 procedimentos mensais. Mas no início do ano que vem deverá ser instalado um novo aparelho para dar suporte aos pacientes que passam pelo procedimento e possam necessitar de cuidados de terapia intensiva na unidade coronariana.
Entretanto, para que seja possível sua instalação, foi elaborado um projeto arquitetônico para revitalização, adequação e melhor aproveitamento de uma área que no passado já funcionou como UTI. Inicialmente serão instalados 10 leitos nessa nova unidade, mas a Direção já prevê a criação de outra UTI no ano que vem, também com 10 leitos, por meio de projeto de captação de recursos via lei de renúncia fiscal.

A direção da Santa Casa vem identificando há algum tempo um aumento da procura de pacientes que necessitam de cuidados intensivos – UTI. Segundo o diretor executivo do hospital, o administrador hospitalar Eduardo Bistratini Otoni, “o crescimento no volume de leitos de UTI é um indicador no qual a instituição vem cada vez mais ganhando espaço em Curitiba, ampliando as suas atividades e absorvendo novos pacientes de convênios, operadoras de planos de saúde e SUS, que em casos graves, ao procurarem os nossos serviços no Pronto Atendimento, poderão contar com leitos modernos, equipados e humanizados e que estarão a sua disposição para melhora do seu tratamento”, afirma.
As obras devem ser concluídas em breve e os 10 novos leitos devem ser inaugurados em novembro deste ano. Ao fim do projeto, a Santa Casa deve ampliar para 50 o total de leitos de UTI.