Unidade de Terapia Intensiva

UTI

O Hospital Santa Casa de Curitiba oferece 48 leitos de Unidade de Terapia Intensiva especializada, sendo 38 disponibilizados ao SUS e 10 Leitos para atendimento a convênios e particulares.

UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

UTI

O Hospital Santa Casa de Curitiba oferece 48 leitos de Unidade de Terapia Intensiva especializada, sendo 38 disponibilizados ao SUS e 10 Leitos para atendimento a convênios e particulares. Em 2020 houve a necessidade de aumentar o número de leitos, para que fosse possível continuar atendendo a população de Curitiba com qualidade, sendo assim, foi aberta a 4ª e a 5ª UTI. A equipe responsável pelas unidades é multidisciplinar e completa para atendimento dos pacientes, com Médicos Intensivista, 32 enfermeiros, sendo 2 enfermeiros hospitalistas, estomaterapeuta, 171 técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêutica clínica, fonoaudióloga, psicólogas e terapeuta ocupacional. Os profissionais se dedicam diariamente no atendimento ao paciente, com o objetivo de prestar um atendimento com qualidade, sendo esse de forma célere e prestativa, fazendo a inclusão dos familiares. Uma de nossas Unidades faz parte do projeto PROADI-SUS, onde foram estabelecidas metas e diminuição de infecções relacionadas à saúde, o projeto acontece desde dezembro de 2017, sendo o tutor do projeto o Hospital Albert Einstein. Melhorias de prática assistencial são orientadas pelos especialistas do Hospital e implementadas no Hospital Santa Casa de Curitiba. Os resultados têm sido positivos, uma vez que as infecções tiveram uma queda significativa, como por exemplo, na UTI ao qual o projeto está alocado, encontra-se há 2 anos sem infecção do trato urinário relacionado a cateter vesical de demora.
As melhorias propostas contemplam a humanização, uma delas é a inclusão dos familiares como acompanhantes durante a permanência do paciente nas UTIs. E essa prática foi implantada na Santa Casa, sendo criado o Protocolo de Atendimento e Acolhimento dos Familiares nas UTIs.
0

Internações

PROCESSOS PARA ENFRENTAMENTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Para darmos continuidade ao tratamento do paciente em cuidados intensivos, foram realizadas melhorias estruturais e de fluxo para atender o paciente em tratamento da COVID-19. Foram implantadas as divisórias dos leitos, todos de isolamento, para não ocorrer a transmissão cruzada do vírus dentro da UTI.

TREINAMENTOS E CAPACITAÇÃO PARA EQUIPE

Para poder atender com maior agilidade e segurança esses pacientes, foi implementada a maleta de intubação para pacientes COVID-19, para otimizar o cuidado, visto que ocorre agravamento do quadro rapidamente.

KIT DE INTUBAÇÃO COVID

Foi realizada capacitação da equipe do setor para atendimento da COVID-19, voltada para a assistência do paciente crítico, paramentação e desparamentação do colaborador, como metodologia de evitar a contaminação da equipe.

INFRAESTRUTURA - UTI

Através de parceria com o convênio SAS, foi possível equipar uma nova UTI, com novos leitos eletrônicos, monitores e demais materiais hospitalares necessários para o uso do paciente crítico, dessa forma abrimos mais 10 leitos para atender assim a demanda da pandemia e manter o atendimento clinico e cirúrgico emergencial de Curitiba.

RAG – REQUISITO DE APOIO A GESTÃO

Dentre atividades e desafios no cuidado intensivo em 2020, uma nova metodologia foi implantada através do RAG – REQUISITO DE APOIO A GESTÃO, envolvendo toda a equipe, com treinamentos para a implantação de novos processos obtendo a melhoria da nossa qualidade de assistência com excelência ao nosso paciente durante a terapia intensiva.

PRONA

O paciente COVID-19 apresentou a necessidade de incluir ao tratamento como procedimento a PRONA – Ventilação de Bruços, com base nessa necessidade, foi realizado capacitação de todos os envolvidos da equipe multidisciplinar intensiva, para melhor atender o paciente, com maior segurança e trazendo benefícios com resultado positivo ao tratamento. Devido ao grande volume de pacientes que foram pronados, foi implementado o Protocolo de PRONA, com CHECKLIST, envolvendo todos da equipe multidisciplinar como instrução ao procedimento na instituição.

AJUDE A SANTA CASA

Você também pode salvar vidas. Participe!

Conheça e siga nossos perfis nas Redes Sociais

Acompanhe nosso trabalho e fale conosco