Doar Sangue: Um Ato de Amor e Esperança

Durante o mês de junho, a campanha Junho Vermelho busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue.

Uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.
A doação é um ato voluntário que impacta diretamente a vida de inúmeras pessoas. Ela é essencial para aqueles que necessitam de transfusões sanguíneas, cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, traumas e até complicações no parto. Com a sua doação, você pode fazer a diferença na vida de pacientes que dependem desse gesto para sobreviver.

Requisitos para Doar Sangue

Para ser um doador, é preciso atender a alguns requisitos básicos de saúde. É necessário estar saudável, pesar no mínimo 50 kg e ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade precisam de permissão dos responsáveis. Além disso, o doador passa por uma avaliação inicial que inclui medição da pressão arterial, verificação dos níveis de hemoglobina e um questionário sobre hábitos e histórico médico.
O procedimento é simples e seguro. Após a avaliação inicial, o doador é encaminhado para a coleta, que dura entre 8 e 12 minutos. Cada doação pode salvar até quatro vidas, pois o sangue doado é dividido em componentes como hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, atendendo às necessidades específicas de diferentes pacientes.
Além de ajudar os receptores, a doação de sangue oferece vantagens para os doadores. Eles têm a oportunidade de realizar um mini check-up gratuito, com testes para doenças transmitidas pelo sangue, além da satisfação de saber que estão fazendo a diferença na vida de outras pessoas.
Hibran Cruz, enfermeiro do setor de Hemodiálise da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, destaca a necessidade contínua de sangue para pacientes do setor, que frequentemente sofrem perdas significativas de sangue.

A Importância da Doação Regular

É crucial que a doação de sangue seja um ato regular, já que a demanda por sangue é contínua. Estima-se que cada pessoa pode doar a cada dois meses, ajudando a manter um estoque seguro e constante para atender às necessidades dos pacientes.

Se você está apto a doar, procure um hemobanco ou ponto de coleta próximo e faça a sua parte. A doação de sangue é um ato simples, rápido e que pode salvar vidas.