140 anos: uma grande história,
repleta de muitas outras.

São os médicos, pacientes, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, dentistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos e diversos outros profissionais que fazem dia a dia essa antiga e, ao mesmo tempo, tão atual história.

A construção do Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba teve início em 1866, bem antes de sua inauguração. E, embora na época fosse considerado um grande hospital, tinha apenas 160 leitos.

Em 1880, o local foi aberto ao público oficialmente como o primeiro hospital da capital paranaense. Magistralmente, consagrado pelo então imperador Dom Pedro II. Nessa época, o Brasil também vivia o começo de muitas mudanças, como o fim da escravidão e a modernização das cidades.

Alguns números da Santa Casa de Curitiba

• 140 anos de história
  • 17,5 mil m² de área construída
  • 456 médicos
  • 1.158 colaboradores diretos
  • 1000 acadêmicos circulando no local toda semana
  • Mais de 14 mil internações por ano
  • 271 leitos: 213 leitos de unidades de internação, 58 de UTIs
  • 10 salas de cirurgia
  • Quase 10 mil cirurgias por ano
  • 24 especialidades médicas
  • 65 transplantes em 2019

A Santa Casa fica na Praça Rui Barbosa, nº 694, no centro da cidade.

O hospital possui, ainda, um amplo estacionamento.