Página Principal/Sem categoria/Residência em Cardiologia da Santa Casa promove formação em procedimentos complexos

Residência em Cardiologia da Santa Casa promove formação em procedimentos complexos

por , 4 de dezembro de 2019

O principal propósito do programa de residência da Santa Casa é capacitar os residentes para atuar em qualquer área

Um dos diferenciais da residência em Cardiologia da Santa Casa, que completa 25 anos em 2019, é a oportunidade que o serviço oferece aos residentes de estudar, aprender e realizar diversos procedimentos e ainda conhecer subespecialidades dentro da Cardiologia durante os dois anos do programa.

Segundo um dos preceptores da residência da Santa Casa, também cardiologista e intervencionista, Dr. Paulo Gois, uma amostra dessa estratégia de ensino aconteceu na última semana, quando duas residentes do primeiro e do último ano do programa realizaram, sob a supervisão dos médicos, passagem de balão intra-aórtico.

Esse procedimento, realizado no setor de hemodinâmica, é indicado para pacientes com quadro de choque cardiogênico – quando o coração perde a capacidade de bombear sangue suficiente para os órgãos – após infarto agudo do miocárdio. Depois de realizada a passagem do balão intra-aórtico, o dispositivo permite compensação hemodinâmica transitória para a recuperação do músculo cardíaco.

“Eles [os residentes] contam com uma formação bem completa aqui no hospital, com acesso a casos dos mais simples aos mais complexos. Esse é um dos grandes diferenciais da nossa residência que possibilita, sob supervisão, a realização de procedimentos complexos como esse [do balão intra-aórtico], que geralmente fica restrita ao médico da hemodinâmica. Para nós, é uma felicidade permitir que os nossos médicos em formação tenham capacitação de fazer esse tipo de procedimento”, afirma.

Dr. Paulo ainda explica que em uma situação de emergência, o médico com essa formação não irá precisar ficar esperando que um médico da hemodinâmica faça o procedimento ou que o paciente esteja em um ambiente de hemodinâmica, pois em situações mais graves, quando tornarem-se especialistas, estarão preparados para realizar o procedimento, inclusive, a beira leito. Essa forma de ensino reforça o propósito da Santa Casa, como hospital-escola, em formar residentes capacitados para atuar em qualquer área.

Compartilhe

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>