Pacientes vítimas de câncer recebem anjos na Santa Casa

Homenagem foi uma ação do Outubro Rosa realizada pela ONG Anjos do Bem.

Como parte das ações do Outubro Rosa 2017, nesta terça-feira (24) pacientes internados – ou que realizam tratamento – no Setor de Oncologia da Santa Casa foram surpreendidos com uma homenagem realizada por um grupo de voluntários da ONG Anjos do Bem durante um evento do Outubro Rosa. Cada paciente homenageado recebeu um boneco de anjo confeccionado pelos próprios voluntários, simbolizando os votos de proteção e bênçãos aos pacientes.

A ONG faz a distribuição dos bonecos em forma de anjo há cerca de quatro anos e para este ano estão previstas a entrega de 2 mil anjos em diversos hospitais. “É um prazer realizar esse trabalho, nós depositamos muitas energias boas, muito amor e fé na confecção desses anjos e com certeza o bem que essas pessoas recebem também chega até nós”, destacou uma das coordenadoras da ONG Anjos do Bem, Regina Kohut Sato.

Para a professora aposentada, Alice Padilha de Oliveira, 67 anos, a prevenção contra o câncer é tão importante quanto o tratamento. “Sem dúvidas a prevenção é o melhor caminho, porque eu descobri o meu caso em um exame de rotina, ainda não tinha sintomas e já estava doente”. Alice diz que ações de conscientização e apoio, como o Outubro Rosa, são fundamentais para alertar a sociedade, mas também para aqueles pacientes que já estão em tratamento. “Estar consciente quanto a importância de se prevenir é muito importante, mas receber um atendimento de qualidade e manter-se positivo faz toda a diferença para vencer a doença”, completa.

Outro grupo voluntário que apoiou a iniciativa foi o Batom com Lenço: solidariedade às carequinhas, criado por Kelen Sindeaux, e que distribuiu lenços de cabeça e batom às pacientes. Para reforçar a autoestima das mulheres, consultoras da empresa Mary Kay proporcionam um momento de beleza durante a atividade.

Orientação é prevenção

O evento também contou com a participação de médicos e fisioterapeutas para orientar as mulheres sobre o tratamento e prevenção. O médico ginecologista e mastologista, Laerte Justino de Oliveira, conversou com os pacientes sobre o câncer, esclarecendo dúvidas e explicando informações sobre o tratamento.

A programação inclui ainda a participação da fisioterapeuta Maria Leonor Vianna, que, junto com uma equipe de alunos, deu dicas de drenagem linfática que podem ser feitas pelas pacientes para melhorar a saúde e a qualidade de vida durante o tratamento.