Página Principal/Sem categoria/Pacientes da Santa Casa se emocionam com peças do festival de teatro

Pacientes da Santa Casa se emocionam com peças do festival de teatro

A mostra alternativa que acontece no Festival de Teatro de Curitiba
por , 2 de abril de 2019

Na tarde desta terça-feira (2), pacientes da Santa Casa receberam uma visita inusitada de artistas que estão com peças em cartaz no Fringe – mostra alternativa que acontece no Festival de Teatro de Curitiba. De forma voluntária, o grupo preparou apresentações especiais para os pacientes internados no hospital, em especial ao público mais idoso.

O momento foi de muita emoção e nostalgia, com a apresentação da peça de bonecos Meninxs – uma história de memórias. Arô Ribeiro, que atua na peça, explica que ela é inspirada no poema “Menino Azul”, de Cecília Meireles, e trabalha com objetos que estimulam a memória. Por isso, acaba se tornando tão importante para pacientes mais idosos. “O objetivo é deixar as pessoas mais humanizadas e mais empáticas umas com as outras”, conta o ator.

E quem aprovou a iniciativa foi o paciente Ronaldo Placa Caggeano, que assistiu à apresentação e ficou bastante comovido. Ele relata que ficou cheio de esperança no coração e se sentiu renascido. “Isso é obra de Deus, ter pessoas como vocês nesse mundo em que vivemos. Muito obrigado, vocês não sabem o bem que fizeram para tanta gente que está aqui”, agradece emocionado o paciente.

Além da apresentação da peça Meninxs, houve também uma apresentação de dança para pacientes em tratamento contra o câncer no setor de Oncologia.

FRINGE

O Fringe está em sua 22ª edição e reúne mais de 370 espetáculos de companhias vindas de 13 estados brasileiros e sete atrações internacionais. As peças têm ingressos de preços variados, além de 60 espetáculos gratuitos e 196 pague quanto vale.

ESPAÇO CULTURA DA SANTA CASA

As apresentações voltadas aos pacientes internados reforçam o projeto do Espaço Cultural da Santa Casa, que hoje já recebe o Museu da História da Medicina do Paraná em diferentes ambientes do prédio. Esse projeto prevê a inclusão de programações culturais e artísticas dentro do hospital, sejam elas voltadas aos pacientes ou com o objetivo de resgatar a memória da medicina e das outras áreas da saúde, além da preservação da memória histórica do local, inaugurado há quase 140 anos.