Página Principal/Sem categoria/Asma: infecção que pode ser controlada com tratamento adequado

Asma: infecção que pode ser controlada com tratamento adequado

por , 26 de junho de 2019

Quando a temperatura cai, alguns problemas recorrentes da estação mais gelada do ano aparecem. Um desses problemas – que também incomoda em outros períodos – é a asma. A asma é uma infecção dos brônquios e, apesar de não possuir cura, é uma doença que pode ser controlada quando o tratamento é feito de maneira correta e adequada.

Segundo o médico pneumologista, Dr. Optino José Figueira, chefe do Serviço de Pneumologia da Santa Casa de Curitiba, esta inflamação estreita os brônquios (tubos que levam ar aos pulmões), o que dificulta a entrada de ar e, por consequência, aumenta a dificuldade de respirar. “Para que as crises de asma sejam controladas, os fatores que despertam os sintomas devem ser evitados”, explica o médico.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, existem alguns gatilhos que podem desencadear a doença, como por exemplo: ácaros, fungos, pólens, animais de estimação, fezes de barata, infecções virais, fumaça de cigarro, poluição ambiental e exposição ao ar seco e frio. Como são muitos agentes que provocam, e podem variar de pessoa para pessoa, o ideal é que o paciente procure a orientação de um profissional de saúde.

Outro alerta do Dr. Optino é que por ser uma doença variável, após o diagnóstico, o asmático deve ficar atento porque o tratamento pode mudar com o passar do tempo – não sendo utilizado o mesmo tratamento para todos. “Por ser uma doença crônica, o tratamento é prolongado e pode durar anos. Ela precisa muito mais que remédio, precisa ter continuação e aderência às orientações do médico para que ocorra uma remissão (desaparecimento) da enfermidade”, conclui.

O pneumologista da Santa Casa ainda chama a atenção para os números da infecção no país. Somente no Brasil, estima-se que há aproximadamente 20 milhões de asmáticos, sendo que morrem cerca de dez pessoas por dia em decorrência de crises da doença. No mundo, 15% da população tem asma. “Mas, nos últimos anos, o tratamento da asma passou por avanços enormes, com novas medicações, que podem controlar quase que cem por cento das crises, não se admitindo mortes devido às crises”, conclui Dr. Optino.

O Serviço de Pneumologia da Santa Casa de Curitiba conta com vários profissionais que estão aptos a diagnosticar, prevenir e tratar as patologias que afetam a respiração e o pulmão. O hospital conta com aparelhos avançados e tratamentos eficientes e muito seguros. Para o agendamento de consultas, ligue: (41) 3207-3215.