SERVIÇO DE NEFROLOGIA PROMOVE REUNIÃO CIENTÍFICA SOBRE TRANSPLANTE RENAL

Evento reuniu profissionais de saúde e marcou o aumento no número de transplantes realizados no HSCC.

Médicos do Serviço de Nefrologia do Hospital Santa Casa de Curitiba foram os anfitriões da reunião científica sobre transplante renal, realizada no salão nobre do hospital no dia 25 de julho. Entre os participantes do evento, estavam médicos e residentes do hospital, além de profissionais que atuam nos serviços de transplante renal nos demais hospitais da cidade.

Um dos palestrantes do evento foi o médico Lúcio Roberto Requião Moura, do Hospital Israelita Albert Einstein (SP), que falou sobre as doenças glomerulares no transplante e compartilhou um pouco de sua experiência no manejo de pacientes que apresentam essas patologias. Outro palestrante da noite foi o médico nefrologista da Santa Casa de Juiz de Fora (MG), Dr. Gustavo Fernandes Ferreira, que ministrou a palestra “Otimização do acesso do paciente com DRC terminal ao transplante” e falou sobre o sistema Magnus, utilizado para monitoramento de pacientes em diálise.

O coordenador da reunião científica e médico nefrologista da Santa Casa, Dr. Rafael Piné, aproveitou o encontro para apresentar um breve histórico dos 35 anos do serviço de transplante renal da Santa Casa, destacando o primeiro procedimento – realizado em 1984 – e a evolução dos números no primeiro semestre de 2018,  quando foi ultrapassada a marca de 800 transplantes renais realizados no hospital.

MÉDICOS LANÇAM LIVRO

O evento também foi marcado pelo pré-lançamento do livro Tratado de Nefrologia, editado pelos médicos Lúcio Requião Moura, Maria Almerinda R. Alves, Daniel Rinaldi dos Santos e Roberto Pecoits Filho, este último médico do serviço de nefrologia do Hospital Santa Casa de Curitiba.

Dr. Roberto Pecoits falou sobre o processo de edição do livro e doou um exemplar para a biblioteca da Santa Casa. O livro possui dois volumes e pode ser comprado diretamente no site da editora Atheneu: https://atheneu.com.br/

Currículo:

O médico nefrologista  Roberto Pecoits Filho é um dos principais pesquisadores brasileiros e de renome mundial na área de doenças renais. Médico responsável pela nefrologia do HSCC e professor da PUCPR, eleito recentemente como um dos cientistas mais brilhantes do mundo na área de medicina renal.