Santa Casa realiza formatura de residentes médicos

Foram 48 médicos que concluíram a residência em uma das 13 especialidades ofertadas pelo hospital.

No último sábado (09), aconteceu no auditório da Associação Médica do Paraná (AMP) a cerimônia de formatura do Programa de Residência Médica do Hospital Santa Casa de Curitiba. Ao todo, 48 médicos concluíram a residência em uma das 13 especialidades ofertadas pelo hospital e celebraram este importante momento na presença de familiares, amigos, chefes de serviço e representantes da diretoria da Santa Casa.

Para parabenizar os jovens profissionais pela conquista, o Secretário Geral do Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), Dr. Luiz Ernesto Pujol, falou sobre a importância do atendimento médico presencial e destacou o papel do médico na humanização do atendimento aos pacientes. Em seu discurso, o médico pediatra ressaltou que a medicina infelizmente está caminhando para a telemedicina, mas que nada deve substituir a relação médico/paciente. Além disso, afirmou que os médicos que hoje se formam devem levar isso para suas vidas profissionais.

Também presente na cerimônia, o presidente da AMP, Dr. Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, completou que é fundamental que os médicos não deixem de continuar estudando e aperfeiçoando seus conhecimentos.

Um dos momentos de emoção durante a formatura foi na hora da homenagem à Dra. Claudia Paraguaçu Pupo Sampaio, professora e médica especialista em otorrinolaringologia, que faleceu em agosto de 2018. Quem prestou a homenagem póstuma foi a também Dra. Karin Caroline Seidel.

Eduardo Bistratini Otoni, diretor-executivo do Hospital Santa Casa de Curitiba, também discursou durante o evento. Ele falou sobre a importância do programa para os bons resultados alcançados em 2018, tanto na área cirúrgica, quanto na ambulatorial e nos transplantes.

O diretor-geral Marcelo Bittencourt, da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC), destacou que a ISCMC possui líderes religiosos em seu conselho e, por isso, pediu para que todos fizessem uma oração de agradecimento. Além disso, Bittencourt convidou todos os residentes recém-formados para que façam parte do quadro clínico da Santa Casa. “Deixo as portas abertas para que continuem”, finalizou.

 

Residência Médica da Santa Casa

A residência médica da Santa Casa é uma das mais tradicionais do Paraná, com Programas em atividade desde 1959, com a abertura da residência em Dermatologia. Atualmente, conta com 117 residentes nas especialidades de: Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia-Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Geriatria, Ginecologia e Obstetrícia, Nefrologia, Oftalmologia, Ortopedia e Traumatologia, Otorrinolaringologia e Urologia.

Os programas duram de dois a três anos e contam com uma carga horária composta por atividades práticas e educativas, como discussões de casos, congressos, seminários e eventos científicos realizados dentro e fora do hospital. Em março de 2019, uma nova turma de residentes deve iniciar a residência na Santa Casa.

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo