Santa Casa forma 46 novos especialistas na Residência Médica

Evento de formatura ocorreu no último sábado, na sede da AMP.

Na presença de amigos, familiares e preceptores, 46 médicos formaram-se em uma das 13 especialidades do Programa de Residência Médica da Santa Casa. O evento, que oficializou a passagem dos médicos residentes para médicos especialistas, aconteceu no último sábado (8), no auditório da Associação Médica do Paraná (AMP).

Neste ano, o programa formou médicos nas especialidades de Anestesiologia (4), Cardiologia (6), Cirurgia Geral (5), Cirurgia Vascular (2), Clínica Médica (3), Dermatologia (4), Geriatria (4), Obstetrícia e Ginecologia (4), Nefrologia (3), Oftalmologia (4), Ortopedia (4), Otorrinolaringologista (2) e Urologia (1).

Dom Antônio Carlos Altieri, membro do Conselho de Administração da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, usou seu momento de fala para destacar a importância do dia para todos os presentes, em especial aos que estavam se formando. “O dia de hoje marca o fim de um longo período de estudos e dedicação, que começou há vários anos, com a tão sonhada aprovação no curso de Medicina. Após os longos seis anos de curso, um novo desafio: a concorridíssima prova de Residência Médica. E vocês venceram”, comentou.

Ele ainda acrescentou levando uma mensagem emocionante que exemplifica, principalmente, o objetivo principal da medicina na Santa Casa, que é a humanização. Pois, segundo ele, quem tem carisma de cuidar do próximo e a busca pela excelência profissional, todo o sacrifício vale a pena, e deixa de ser um sacrifício. “O apóstolo São Paulo nos disse que o que é amado não pese, e se pesar, até o peso passa a ser amado”, recordou. ”Hoje, nos encontramos aqui, para legitimar essa jornada e desejar a todos os formandos que a sua caminhada seja de crescimento contínuo na busca da compreensão do mistério humano. A compaixão, a empatia, a ternura, sempre demonstradas na reverência ao dom da vida e do seu autor, serão sempre elementos fundantes para a cura daqueles que lhes confiarem todas as suas esperanças e expectativas”, enfatizou. Ao final, ainda realizou a Oração do Pai Nosso com os participantes do evento.

Entre os presentes, além de Dom Altieri, estavam Dra. Ana Claudia Dambiski, coordenadora da Comissão da Residência Médica da Santa Casa (COREME), Dr. Luiz Ernesto Pujol, secretário-geral do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), Dr. Nerlan Tadeu Gonçalves de Carvalho, presidente da AMP, Dr. Altemar Paigel, diretor-clínico do Hospital Santa Casa de Curitiba, Eduardo Bistratini Otoni, diretor-executivo do hospital, Dra. Nivia Pereira de Souza, diretora-médica coorporativa da ISCMC, e Jeferson Machado Pereira, diretor-geral da ISCMC.

Os formandos permanecem no hospital até o fim de fevereiro, dando lugar a um novo grupo, aprovado no processo seletivo realizado no fim do ano passado. Vale destacar que a residência médica é considerada padrão ouro em formação de médicos especialistas e que a Santa Casa, desde 1959, mantém a tradição de ofertar um dos mais conceituados programas de residência médica.

Parabéns a todos os médicos pela conquista!

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo