Santa Casa de Curitiba doa 300 livros à Biblioteca Pública

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP) recebeu nesta quinta-feira (27), da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, 300 exemplares do livro “Museu da História da Medicina do Paraná, Presente para o Futuro”.

A publicação marca os 140 anos de fundação do hospital (comemorada em 22 de maio passado)  e resgata as principais histórias da instituição, de seus médicos e outros profissionais que trabalharam no local. Entre eles, Victor Ferreira do Amaral, André de Barros e Mário Braga de Abreu, por exemplo.

“Trata-se do resgate da vida de importantes personalidades da história da medicina na cidade e do Estado. E um reforço importante no acervo da Biblioteca Pública e nas bibliotecas municipais paranaenses”, disse a superintendente da Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira.

A diretora da BPP, Ilana Lerner Hoffmann, lembrou que a publicação dará oportunidade aos estudantes e leitores de conhecer mais sobre um patrimônio cultural importante do Estado. E também descobrir que o Museu da Santa Casa de Curitiba é um dos espaços físicos mais importantes da capital. “São histórias que merecem ser contadas e conhecidas”, disse.

Celeiro
O gerente de Relações Públicas da Santa Casa, Marco Sanfelice, explicou que o hospital, localizado na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, é o segundo mais antigo do país e uma referência nacional. “Ela é uma espécie de celeiro que produziu gerações de médicos durante seus 140 anos de fundação. E ainda hoje é utilizada como hospital-escola para estudantes da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), Pequeno Príncipe e Positivo”, disse.

Sanfelice lembrou que o livro foi impresso por meio da Lei de Incentivo à Cultura e que a doação visa atender a meta social de levar as informações ao maior número de leitores possível.

Além das bibliotecas municipais e escolas, o livro pode ser encontrado na sede do Museu da Santa Casa, que fica na Praça Rui Barbosa, 694. Ou pelo telefone (41) 3320-3502 e pelo e-mail museu@santacasacuritiba.com.br.

Toda a arrecadação será destinada ao combate ao Covid-19 no Estado.

Fonte: Agência de Notícias do Paraná