Hospital Santa Casa realiza Semana de Prevenção de Lesões por Pressão

Objetivo da ação é atualizar os profissionais de saúde do hospital quanto às novas técnicas para prevenção das Lesões por Pressão (LPP) e implantar novos procedimentos que ajudam a evitar casos de lesão por pressão nos pacientes internados.

Iniciaram nesta segunda-feira (27) as atividades da Semana de Prevenção de Lesão por Pressão do Hospital Santa Casa de Curitiba. O objetivo é atualizar os profissionais de saúde do hospital quanto às novas técnicas para prevenção das Lesões por Pressão (LPP) e implantar novos procedimentos que ajudam a evitar casos de lesão por pressão nos pacientes internados.

Na abertura do evento, o enfermeiro estomaterapeuta da Santa Casa, Ricardo Campana, apresentou a palestra ‘Pode ou Não Pode?’, com orientações e esclarecimento de dúvidas sobre o que é restrito e o que é permitido na prevenção e no tratamento das lesões. “As campanhas de prevenção das lesões são muito importantes. O hospital conta com um fluxo de notificação dos casos de lesão por pressão que ajudam a evitar e diminuir cada vez mais o número de casos de pacientes acometidos por esse tipo de ferida”, explica.

De acordo com Ricardo, quando há um caso de lesão, o profissional notifica o setor de gerenciamento de risco para que sejam realizadas ações a fim de mitigar o risco. “A implantação da qualidade e do gerenciamento de risco colaborou muito para a diminuição do número de casos apresentados e continuamos trabalhando para promover cada vez mais a segurança do paciente”, completa.

A doutoranda em enfermagem e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Enfermagem Feridas e Estética, Alcione de Abreu, também esteve presente no evento e ministrou a palestra: Prevenção, avaliação e tratamento de feridas. A enfermeira destaca que para evitar o aparecimento das lesões, o profissional precisa estar preparado. “Atualmente, as lesões por pressão matam no mundo inteiro por SEPSE, com um grande número de casos no Brasil. Mesmo estando dentro do Programa Nacional de Segurança do Paciente, ainda não existe uma política direcionada no país para esse tipo de lesão. Entretanto, são lesões completamente evitáveis e que dependem de medidas simples que envolvem a capacitação e o empenho do profissional em assumir esse cuidado e adotar esse paciente em risco. Por isso é tão importante que a equipe esteja orientada e conscientizada ” ressalta.

Durante a semana, ainda serão realizadas outras atividades de conscientização e capacitação dos profissionais sobre as técnicas de prevenção das lesões por pressão. A atividade foi promovida em parceria com a empresa Dersani, que trouxe a participação da palestrante e ofereceu brindes e um café especial para os profissionais participantes.