Diabetes: 5 hábitos que ajudam na prevenção

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que, somente em 2020, cerca de 13 milhões de brasileiros eram portadores do diabetes, caracterizando 6,2% da população do nosso país.

Embora muita gente não saiba, o diabetes pode ser classificado entre o tipo 1 e 2. O primeiro é resultado de um defeito no sistema imunológico, causado por herança genética ou em decorrência de fatores ambientais, como infecções virais. Já o segundo, é resultado da produção insuficiente ou má absorção da insulina, que é o hormônio regulador do volume de glicose na corrente sanguínea, dentre outras utilidades. Este último significa 90% das pessoas com diabetes de ambos os tipos, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Para ajudar a evitar o diabetes do tipo 2, alguns hábitos podem ser de grande importância. Veja abaixo alguns deles.

Alimentação saudável: evite consumir gorduras, doces e alimentos ricos em carboidrato. Isso pode contribuir com o ganho de peso, que é um fator determinante para ocasionar a doença.

Prática de atividade física: pessoas que praticam exercícios físicos regularmente têm maior probabilidade de reduzir a chance de ter a doença, já que afastam-se de quadros de sobrepeso. Importante sempre fazer estas práticas com acompanhamento de um profissional.

Redução do estresse e controle da pressão arterial: desgastes emocionais favorecem o surgimento de hormônios que desregulam a produção da insulina, além de também aumentar o risco de hipertensão, outro grande causador do diabetes.

Evitar o consumo de cigarro e álcool: a nicotina, por si, prejudica muito a atuação da insulina no organismo. Estudos apontam que fumantes e ex-fumantes têm 14% mais chances de contrair a doença, em comparação com aqueles que nunca tiveram contato com o tabaco. O álcool, por sua vez, pode ser um fator determinante para o ganho de sobrepeso, situação que, como já dito, favorece o surgimento da doença.

Fazer consultas e exames regulares: o acompanhamento médico, sempre respaldado em exames específicos, diminuem consideravelmente as chances de ser um portador do diabetes.

Cuide-se!

Compartilhe:

Sobre o autor

Comunicação Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba

O setor de Comunicação e Marketing da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba é responsável pela gestão dos canais oficiais das unidades administradas.

Com uma equipe multidisciplinar e especializada, periodicamente publicamos conteúdos de saúde e bem-estar para a população.

Você também pode gostar destes

Pular para o conteúdo