Página Principal/Notícias/Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer

Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer

Campanha alerta para a prevenção da doença
por , 3 de agosto de 2018

Neste sábado (04), é comemorado o Dia Nacional da Campanha de Combate ao Câncer, campanha que chama a atenção para o cuidado constante com a saúde por meio de medidas que podem prevenir não só o câncer, como também outras doenças.

De acordo com a oncologista da Santa Casa, Dra. Raquel Cristina Skrsypcsak, a presença da doença pode apresentar alguns sintomas comuns, mas que devem ser avaliados. “Perda de peso, fadiga, queda do apetite, indisposição, dores que não aliviam com analgésico comum, falta de ar, escarro com sangue, sangramento nas fezes, entre outros sintomas, dependendo do local do tumor”, explica.

Os fatores de risco incluem os genéticos, os quais estão presentes em cerca de 15% dos tumores. E aqueles relacionados aos hábitos de vida como: tabagismo, etilismo, sedentarismo e ingestão alimentar inadequada.

A prevenção começa com medidas simples como:

– Amamentação materna;

– Alimentação saudável;

– Peso corporal adequado;

– Prática regular de atividades físicas;

– Evitar o uso exagerado de bebidas alcoólicas;

– Não fumar;

– Evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários mais intensos. Fazer o uso do protetor solar;

– Praticar sexo com preservativo. O sexo protegido também previne do HPV- doença sexualmente transmissível- principal responsável por alguns tipos de câncer, como câncer do colo de útero, vulva, pênis, canal anal e garganta.

Para concluir, a especialista recomenda principalmente consultar um médico regularmente. “As mulheres de 25 e 64 anos devem fazer exames preventivos ginecológicos anualmente e a mamografia a partir dos 40 anos. No caso dos homens, os exames de prevenção do câncer de próstata devem começar também aos 40 anos e a prevenção do câncer colorretal deve iniciar aos 50 anos com colonoscopia”, orienta.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

XHTML: Você pode utilizar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>