Após reforma, Santa Casa de Curitiba reinaugura Pronto Atendimento e Centro de Diagnóstico e Tratamento

O Pronto Atendimento e o Centro de Diagnóstico e Tratamento da Santa Casa estão de cara nova. Após nove meses de reforma, os espaços foram reinaugurados nesta segunda-feira, dia 9 de novembro, em uma cerimônia com autoridades políticas e religiosas.

A solenidade contou com a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Paraná e com a benção do Presidente da Pró-Saúde, Dom João Bosco Óliver de Faria, e do Monsenhor André Sampaio de Oliveira.

O Pronto Atendimento ganhou uma nova fachada e passou por um processo de requalificação que vai facilitar o dia a dia dos profissionais da saúde e melhorar a experiência dos pacientes.

Entre as mudanças estão a cobertura da área de embarque e desembarque; melhoria da rampa de acesso; implantação de boxes de atendimento rápido e de salas específicas para gesso e suturas; ampliação do número de leitos e consultórios; adoção do modelo de gestão fast-track, que agiliza o atendimento dos pacientes; e implantação da farmácia satélite, que otimiza a distribuição de medicamentos e facilita o controle do estoque.

Além das modificações estruturais e de gestão, o local ganhou também um novo nome: Pronto Atendimento Dra. Wanessa Portugal. A homenagem é uma forma de imortalizar a figura da advogada, que dedicou a vida em favor dos doentes e dos mais humildes.

O Pronto Atendimento Dra. Wanessa Portugal funciona 24 horas por dia, sete dias na semana. Atende pacientes do SUS, de convênios e da rede particular. Os atendimentos são feitos com base em protocolos clínicos utilizados internacionalmente, que definem as prioridades no atendimento e garantem a segurança dos pacientes.

Centro de Diagnóstico e Tratamento – CDT
A requalificação do Centro de Diagnóstico e Tratamento da Santa Casa contemplou a ampliação da recepção, aquisição de novos equipamentos de tomografia, raio-x e densitometria óssea, e investimento em tecnologia de ponta, permitindo o acesso às imagens de exames em tempo real. Com essas melhorias, a entidade vai ampliar o número de atendimentos e proporcionar maior comodidade aos usuários.

O Centro de Diagnóstico e Tratamento foi batizado com o nome do Monsenhor Marco Eduardo Jacob da Silva, um sacerdote exímio que sempre se dedicou aos necessitados e se tornou inspiração para as futuras gerações.

A cerimônia de reinauguração do Pronto Atendimento e do CDT contou com a presença do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal e do Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, Dom Carmo João Rhoden; dos Deputados Federais Ricardo Barros e Reinhold Stephanes; do Secretário da Saúde do Paraná, Dr. Carlos Alberto Preto; da Secretária da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak; do Superintendente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Ferreira Vilaruel; da Primeira-dama de Curitiba, Margarita Sansone; da ex-governadora Cida Borghetti; da Coordenadora do Conselho de Saúde da Associação Comercial do Paraná, Malu Gomes; do Superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Benedito Crespo Garcia; do Diretor de Gestão em Saúde da Secretaria da Saúde do Paraná, Vinicius Filipok; do Assessor da Secretaria da Saúde do Paraná, César Neves; e da Conselheira do COREN-PR Tereza Kendra.