PUBLICAÇÕES

As Primeiras Santas Casas do Brasil

As primeiras Casas de Caridade que se fundaram no Brasil tiveram suas raízes em estabelecimentos semelhantes portugueses. Apesar de haver divergência com relação ao “título” de “primeira Santa Casa do Brasil”, sabe-se, no entanto, que as primeiras Santas Casas em território brasileiro foram: a Santa Casa de Porto Seguro, a Santa Casa de Olinda e a Santa Casa de São Vicente, todas tinham, num primeiro momento, por intenção o socorrer os marinheiros enfermos que ali chegavam, bem como o cuidado da população local, visto que são cidades relevantes para o projeto colonial português.

A Irmandade da Santa Casa de Vitória foi criada nesta mesma época, entre os anos de 1545 e 1551, por Vasco Fernandes Coutinho, junto à igreja mais antiga do Estado, a de Nossa Senhora do Rosário, na Vila Velha, com o nome de Irmandade da Misericórdia do Espírito Santo.

A Santa Casa de Misericórdia da Bahia (em Salvador) foi fundada em 1549. Primeira instituição governo de Thomé de Souza. Para cumprir a missão de tratar dos doentes, a Santa Casa construiu, no final do século XVI, o Hospital São Cristóvão.

Por volta de 1560, deu-se a possível criação da Confraria da Misericórdia de São Paulo dos Campos de Piratininga que esteve alojada no Pátio do Colégio, nos Largos da Glória e Misericórdia, sucessivamente. A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro foi fundada em 24 de março de 1582 pelo padre José de Anchieta, da Companhia de Jesus, para cuidar dos homens da frota de Diogo Flores Valdez, atacados pela peste. A assistência médico-social representou a concretização dos princípios do humanismo da Misericórdia, destacando-se os trabalhos antiescravistas do provedor José Clemente Pereira e do farmacêutico José do Patrocínio.

A Santa Casa teve seu início, no Brasil, no séc. XVI, sendo importante agente para a construção e consolidação da identidade portuguesa no território brasileiro, mas sua importância vai além do processo colonizador, tanto que se tornou uma Instituição que resiste através do tempo, ecoando até os dias de hoje.

VEJA TAMBÉM

A fundação da Santa Casa de Curitiba

Carlos Ravazzani* No Paraná, a Irmandade da Santa Casa de Paranaguá, foi a primeira, originada da “Sociedade Patriótica dos Defençores da Liberdade e Independencia Nacional”